19/12 – Eis o que o Senhor fez por mim, nos dias em que ele se dignou tirar-me da humilhação pública!

19/12 – Eis o que o Senhor fez por mim, nos dias em que ele se dignou tirar-me da humilhação pública!

Segunda, 19 de dezembro de 2022.

 

Evangelho (Lc 1,5-25)

 

“Eis o que o Senhor fez por mim, nos dias em que ele se dignou tirar-me da humilhação pública!”

 

5Nos dias de Herodes, rei da Judeia, vivia um sacerdote chamado Zacarias, do grupo de Abia. Sua esposa era descendente de Aarão e chamava-se Isabel. 6Ambos eram justos diante de Deus e obedeciam fielmente a todos os mandamentos e ordens do Senhor. 7Não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e os dois já eram de idade avançada. 8Em certa ocasião, Zacarias estava exercendo as funções sacerdotais no Templo, pois era a vez do seu grupo. 9Conforme o costume dos sacerdotes, ele foi sorteado para entrar no Santuário, e fazer a oferta do incenso. 10Toda a assembleia do povo estava do lado de fora rezando, enquanto o incenso estava sendo oferecido. 11Então apareceu-lhe o anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. 12Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e o temor apoderou-se dele. 13Mas o anjo disse: “Não tenhas medo, Zacarias, porque Deus ouviu tua súplica. Tua esposa, Isabel, vai ter um filho, e tu lhe darás o nome de João. 14Tu ficarás alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino, 15porque ele vai ser grande diante do Senhor. Não beberá vinho nem bebida fermentada e, desde o ventre materno, ficará repleto do Espírito Santo. 16Ele reconduzirá muitos do povo de Israel ao Senhor seu Deus. 17E há de caminhar à frente deles, com o espírito e o poder de Elias, a fim de converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à sabedoria dos justos, preparando para o Senhor um povo bem disposto”. 18Então Zacarias perguntou ao anjo: “Como terei certeza disto? Sou velho e minha mulher é de idade avançada”. 19O anjo respondeu-lhe: “Eu sou Gabriel. Estou sempre na presença de Deus, e fui enviado para dar-te esta boa notícia. 20Eis que ficarás mudo e não poderás falar, até o dia em que essas coisas acontecerem, porque não acreditaste nas minhas palavras, que se hão de cumprir no tempo certo”. 21O povo estava esperando Zacarias, e admirava-se com a demora no Santuário. 22Quando saiu, não podia falar-lhes. E compreenderam que ele tinha tido uma visão no Santuário. Zacarias falava por sinais e continuava mudo. 23Depois que terminou seus dias de serviço no Santuário, Zacarias voltou para casa. 24Algum tempo depois, sua esposa Isabel ficou grávida, e escondeu-se durante cinco meses. 25Ela dizia: “Eis o que o Senhor fez por mim, nos dias em que ele se dignou tirar-me da humilhação pública!”

 

 

Reflexão

 

É importante pensar que o evangelho reforça que o Natal só é possível sob a condição de sermos pessoas que se amam. E as histórias que estamos lendo nestes dias testemunham justamente isso. Estas são casais, famílias, circuitos de bem, e jamais personagens solitários que fazem tudo sozinhos. Hoje o evangelho nos apresenta a história de destes casais: Zacarias e Isabel. O Evangelho nos diz que são pessoas boas e justas, mas que não obstante este detalhe, na realidade não conseguiram ter um filho. Mas Deus, a partir do sofrimento deles, fará algo inesperado, motivo pelo qual manda o anjo Gabriel a anunciar: “Não tenhas medo, Zacarias, porque Deus ouviu tua súplica. Tua esposa, Isabel, vai ter um filho, e tu lhe darás o nome de João. 14Tu ficarás alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino, 15porque ele vai ser grande diante do Senhor. Não beberá vinho nem bebida fermentada e, desde o ventre materno, ficará repleto do Espírito Santo. 16Ele reconduzirá muitos do povo de Israel ao Senhor seu Deus. 17E há de caminhar à frente deles, com o espírito e o poder de Elias, a fim de converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à sabedoria dos justos, preparando para o Senhor um povo bem disposto” Aquilo que pode parecer uma boa notícia gera em Zacarias o temos e a incredulidade, e penso que seja absolutamente humano agir assim, especialmente depois de ter passado toda a sua vida esperando acontecer algo que não aconteceu e que agora para verdadeiramente improvável acontecer: “Como terei certeza disto? Sou velho e minha mulher é de idade avançada”. Zacarias contrapõe a sua velhice como seu limite à Palavra do Senhor. Mas o ponto é justamente esse: Deus é tal justamente porque pode fazer acontecer coisas não só para além dos nossos limites, mas próprio a partir dos nossos limites.Algum tempo depois, sua esposa Isabel ficou grávida, e escondeu-se durante cinco meses”. O Natal se enraíza onde nós não temos nenhum poder.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    29/03 – Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos.
    21 de março de 2023 Reflexão do Evangelho
    29/03 – Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos.

    Quarta-feira, 29 de março de 2023.   Evangelho (Jo 8,31-42)   “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos”   Naquele tempo, 31Jesus disse…

    Continuar lendo
    UniSALESIANO retoma “Voluntariado Missionário” com viagem para aldeias do Mato Grosso
    26 de julho de 2022 Sem categoria
    UniSALESIANO retoma “Voluntariado Missionário” com viagem para aldeias do Mato Grosso

    O retorno deste grande e importante projeto social está marcado para o dia 30 de junho de 2022   Desenvolver ações que contribuam com a…

    Continuar lendo
    4º Dia da Novena de Nossa Senhora Aparecida – Pastoral UniSALESIANO Araçatuba
    7 de outubro de 2021 Notícias
    4º Dia da Novena de Nossa Senhora Aparecida – Pastoral UniSALESIANO Araçatuba

    [embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=L_gVbpWOsTs[/embedyt]   Novena de Nossa Senhora Aparecida – 4° dia. Se inscreve no nosso canal YouTube e siga nossa pagina do Facebook!

    Continuar lendo