05/03 – Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutai-o!

05/03 – Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutai-o!

Domingo, 05 de março de 2023. II Quaresma A

 

Evangelho (Mt 17,1-9)

 

“Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutai-o!”

 

Naquele tempo, 1Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. 2E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz. 3Nisto apareceram-lhe Moisés e Elias, conversando com Jesus. 4Então Pedro tomou a palavra e disse: “Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. 5Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutai-o!” 6Quando ouviram isto, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. 7Jesus se aproximou, tocou neles e disse: “Levantai-vos e não tenhais medo”. 8Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. 9Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: “Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos”.

 

Reflexão

 

Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz”. O Evangelho da Transfiguração é a extrema tentativa de contar uma experiência inefável que na realidade não possui palavras suficientes para descrever o que realmente aconteceu naquele dia sobre o monte Tabor. Se tivéssemos que usar uma imagem, deveríamos dizer que os discípulos experimentaram um banho de luz indescritível que ficou marcado no coração deles. São aqueles raríssimos momentos nos quais Jesus dá um passo avante e se mostra realmente como é sem nenhuma outra mediação. O faz porque deseja sempre deixar espaço à nossa liberdade. A nossa vida não jamais somente luz, porque diante da luz não teremos muita escolha. A festa de hoje é somente a fortíssima luz que Jesus doa aos seus discípulos antes que estes entrem na escuridão do Getsemani. Mas a coisa interessante é a reação deles: Quando ouviram isto, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra”. A reação deles é o espanto. Estão diante de um mistério que está além da capacidade deles para entender. “Jesus se aproximou, tocou neles e disse: “Levantai-vos e não tenhais medo”. É belo pensar que Jesus é o único modo para entrarmos no mistério sem que permaneçamos esmagados. O Pai manda seu Filho Jesus para nos dar uma experiência e indicar-nos o caminho a percorrer. Neste sentido para um cristão não existe outro mais essencial se não Jesus: Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus”. E se existem outras coisas que nos ajudam, nos ajudam somente porque nos aproximam mais de Jesus e não o substituem.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    15/04 – Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito.
    13 de abril de 2022 Reflexão do Evangelho
    15/04 – Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito.

    Sexta-feira, 15 de abril de 2022.   Evangelho (Jo 18,1-19,42)   “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito”   Evangelho da paixão de Jesus….

    Continuar lendo
    14/06 – Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado
    11 de junho de 2021 Reflexão do Evangelho
    14/06 – Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado

    Segunda-feira, 14 de junho de 2021.   Evangelho (Mt 5,38-42)   “Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede…

    Continuar lendo
    01/12 – O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.
    16 de novembro de 2023 Reflexão do Evangelho
    01/12 – O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.

    Sexta-feira, 01 de dezembro de 2023.   Evangelho (Lc 21,29-33)   “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar”…

    Continuar lendo