02/12 – Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar a tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem.

02/12 – Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar a tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem.

Sábado,02 de dezembro de 2023.

 

Evangelho (Lc 21,34-36)

 

“Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar a tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem”

 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 34“Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; 35pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra. 36Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar a tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem”.

 

 

Reflexão

 

“Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós”. Quando a vida começa a ser difícil, a tentação que temos é a de nos refugiarmos em qualquer refúgio. E o sono muitas vezes representa este caminho de fuga das situações difíceis da vida. Por isso que quem é angustiado tem a tendência de dormir muito. Mas existe um caminho do sono alternativo: é aquele que é provocado através de meios muito mais destrutivos como o alcoolismo, as drogas, o sexo, os prazeres da vida. Muitas vezes caímos nestes mecanismos não por simples superficialidade, mas por desespero. O nível de sofrimento em nós se torna tão grande que não conseguimos dominar aos cansaços da vida e buscamos todos os tipos “anestésicos”. Fazer isto é muito perigoso porque nos condena a uma vida que ao final não nos pertence mais, e justamente por isso tudo volta-se contra nós mesmos como tragédias e dramas: “pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra”. Jesus nos propõe uma alternativa para tudo isto: “Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar a tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem”. A oração é o que pode nos ajudar a vencer esta tentação de fuga que nos persegue sempre na nossa vida. Mas a maior parte das pessoas ou não acredita na oração ou está convencida que não tem capacidade para rezar. Quem não crê na oração é porque pensa de dever voltar-se somente para si mesmo, de valer-se das próprias forças, às próprias vontades, mas basta ser leal para conscientizar-se que nós não temos mais todas as forças necessárias e precisamos ser ajudados, socorridos. Quem ao invés pensa de não saber rezar não percebe que a única maneira de aprender a rezar e começando a orar. Só quem experimenta orar ao final aprende a orar. Mas se esperamos o dia no qual seremos iluminados na teoria de rezar, agora não rezaremos mais, pois a oração não é teoria, mas prática.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    16/10 – …mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.
    4 de outubro de 2023 Reflexão do Evangelho
    16/10 – …mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.

    Segunda-feira, 16 de outubro de 2023.   Evangelho (Lc 11,29-32)   “…mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas”  …

    Continuar lendo
    Universitários participam de Retiro de Catequese em preparação para sacramentos
    7 de novembro de 2023 Notícias
    Universitários participam de Retiro de Catequese em preparação para sacramentos

    Evento foi preparado pelos catequistas Cida Tocchio e João Paulo Galdino   Um grupo de universitários se reuniu em um retiro de catequese, organizado pela…

    Continuar lendo
    01/12 – O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.
    16 de novembro de 2023 Reflexão do Evangelho
    01/12 – O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.

    Sexta-feira, 01 de dezembro de 2023.   Evangelho (Lc 21,29-33)   “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar”…

    Continuar lendo