16/12 – …eles não o reconheceram.

16/12 – …eles não o reconheceram.

Sábado, 16 de dezembro de 2023.

 

Evangelho (Mt 17,10-13)

 

“…eles não o reconheceram”

 

Ao descerem do monte, 10os discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?” 11Jesus respondeu: “Elias vem e colocará tudo em ordem. 12Ora, eu vos digo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles”. 13Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista.

 

Reflexão

 

Nós sempre estamos à espera de alguém ou de algo que faça a diferença na nossa vida. No tempo de Jesus todos esperavam o retorno de Elias, o grande profeta, como um ‘sinal’. Mas Jesus recorda que o destino de todos os profetas é aquele de não ser reconhecido no momento no qual fala e profetizam. E esta é uma verdade muito amarga: entendermos a importância de alguma coisa ou de alguém quando infelizmente já é muito tarde. No entanto, bastaria ser mais simples, mais humildes, mais pacientes e mais leais, para perceber que o Senhor enche a nossa vida daquilo que conta através das coisas mais normais e menos evidentes das quais é feita a nossa existência. Queremos sempre um efeito especial que nos diga que aquilo é bom para nós, mas a verdade é que quem busca efeitos especiais, sinais, não percebe quanto beleza existe nas coisas simples que nos circundam e que nos falam sem fazer muito barulho. A verdade que estamos buscando não diz respeito ao futuro, mas ao presente que está diante dos nossos olhos. É uma lição que os pastores aprenderam imediatamente quando Jesus nasceu, eles souberam reconhecer o filho de Deus em um menino envolto em faixas e repousando numa manjedoura. Naquela cena simples eles foram capazes de realizar um grande gesto de fé: “e os pastores O adoraram”. O Advento é um tempo no qual devemos fazer paz com Deus que não necessita chamar a atenção para vir ao mundo, mas necessita de um coração atento que sabe ver no detalhe o essencial que se procura e que encontra-lo preenche a vida até fazê-la transbordar de alegria”.

 

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    21/02 – Tudo é possível para quem tem fé.
    18 de fevereiro de 2022 Reflexão do Evangelho
    21/02 – Tudo é possível para quem tem fé.

    Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022.   Evangelho (Mc 9,14-29)   “Tudo é possível para quem tem fé”   Naquele tempo, 14descendo Jesus do monte…

    Continuar lendo
    02/04 – Domingo de Ramos, Evangelho da Paixão.
    30 de março de 2023 Reflexão do Evangelho
    02/04 – Domingo de Ramos, Evangelho da Paixão.

    Domingo, 02 de abril de 2023.   Evangelho (Mt 27,11-54)   Domingo de Ramos, Evangelho da Paixão.   (O texto do Evangelho por ser muito…

    Continuar lendo
    04/08 – Eu Sou o Pão da Vida
    2 de agosto de 2024 Reflexão do Evangelho
    04/08 – Eu Sou o Pão da Vida

    Domingo, 04 de agosto de 2024 Evangelho (Jo 6,24-35)   “Eu Sou o Pão da Vida”   Naquele tempo, 24quando a multidão viu que Jesus…

    Continuar lendo