24/01 – Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas.

24/01 – Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas.

Quarta-feira, 24 de janeiro de 2024.

 

Evangelho (Mc 4,1-20)

Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas.

Naquele tempo, 1Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galileia. Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele, de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou, enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia. 2Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. E, em seu ensinamento, dizia-lhes: 3“Escutai! O semeador saiu a semear. 4Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram. 5Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, 6mas, quando saiu o sol, ela foi queimada; e, como não tinha raiz, secou. 7Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto. 8Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, que foi crescendo e aumentando, chegando a render trinta, sessenta e até cem por um”. 9E Jesus dizia: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. 10Quando ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram sobre as parábolas. 11Jesus lhes disse: “A vós, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, 12para que olhem mas não enxerguem, escutem mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados”. 13E lhes disse: “Vós não compreendeis esta parábola? Então, como compreendereis todas as outras parábolas? 14O semeador semeia a Palavra. 15Os que estão à beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a escutam, chega Satanás e tira a Palavra que neles foi semeada. 16Do mesmo modo, os que receberam a semente em terreno pedregoso, são aqueles que ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria, 17mas não têm raiz em si mesmos, são inconstantes; quando chega uma tribulação ou perseguição, por causa da Palavra, logo desistem. 18Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra; 19mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto. 20Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um”.

 

Reflexão

 

“Naquele tempo, Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galileia. Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele, de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou, enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia.”.

 

Tinha tanta gente que Jesus teve que subir na barca para poder falar a todos, e ao que parece a sua maior preocupação era a de oferecer uma chave de leitura para o modo de ser de quem o estava escutando. Não basta ter diante de si uma multidão de pessoas e pensar que as coisas estão andando bem, precisa entender qual é a sensibilidade de escuta de quem está escutando. Eis, portanto, a parábola do semeador: “Escutai! O semeador saiu a semear. Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram. Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, mas, quando saiu o sol, ela foi queimada; e, como não tinha raiz, secou. Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto. Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, que foi crescendo e aumentando, chegando a render trinta, sessenta e até cem por um”. Jesus parecia querer dizer a todas estas pessoas: Quem são vocês diante de todos estes personagens da parábola que agora escutaram?” Vocês são ouvintes superficiais que escutam sem escutar verdadeiramente? Vocês são pessoas emotivas, fáceis ao entusiasmo, mas terminada a adrenalina, fogem? Ou vocês são aqueles que guardam tudo para depois jogarem tudo ao mar diante da primeira preocupação que ocupa a cabeça de vocês? Jesus está querendo as pessoas que o seguem a entender com qual qualidade o estão seguindo e o estão escutando, porque sabe que no meio dessa multidão tem também aqueles que sabem escutar, observar, colocar em prática e dar frutos. É a grande lição do Evangelho que nos diz que a nossa força não está jamais na quantidade, mas na qualidade.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    04/05 – …quem me recebe, recebe aquele que me enviou.
    28 de abril de 2023 Reflexão do Evangelho
    04/05 – …quem me recebe, recebe aquele que me enviou.

    Quinta-feira, 04 de maio de 2023.   Evangelho (Jo 13,16-20)   “…quem me recebe, recebe aquele que me enviou”   Depois de lavar os pés…

    Continuar lendo
    19/10 – Ai de vós, mestres da lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes e ainda impedistes os que queriam entrar.
    5 de outubro de 2023 Reflexão do Evangelho
    19/10 – Ai de vós, mestres da lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes e ainda impedistes os que queriam entrar.

    Quinta-feira, 19 de outubro de 2023.   Evangelho (Lc 11,47-54)   “Ai de vós, mestres da lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos…

    Continuar lendo
    06/11 – Bem-Aventurados…
    26 de outubro de 2022 Reflexão do Evangelho
    06/11 – Bem-Aventurados…

    Domingo, 06 de novembro de 2022. Solenidade de todos os Santos   Evangelho (Mt 5,1-12)   “Bem-Aventurados…”   Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu…

    Continuar lendo