04/02 – Todos estão te procurando.

04/02 – Todos estão te procurando.

Segunda-feira, 04 de fevereiro de 2024.

 

Evangelho (Mc 1,29-39)

 

“Todos estão te procurando”

 

Naquele tempo, 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los. 32À tarde, depois do pôr do sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era. 35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”. 38Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. 39E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.

 

Reflexão

 

Umas das definições que poderíamos dar quando queremos definir a Igreja, podemos encontra-la justamente no evangelho de hoje. Ser Igreja é perceber as pessoas ao nosso redor especialmente as que sofrem e empenhar-se para sussurrar nos ouvidos de Jesus uma prece, uma intercessão por elas. Se as pessoas que estão ao meu redor dizem ser Igreja, e não se preocupam comigo ao ponto de me levarem até Jesus com suas preces, de me confiarem à Sua Misericórdia, agora para que outra coisa me serve estes amigos, isto é ser Igreja? E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los”. Aqui nós encontramos uma série de verbos decisivos, são a descrição da práxis normal, através da qual a Graça age na nossa vida: Aproximar-se, levantar, segurar a mão, curar. E somente no final acontece uma ação da parte desta mulher: “e começou a servi-los”. Como se o evangelho quisesse dizer que o mais trabalhoso fez Cristo. Nós somos sempre muito preocupados em fazer tudo nós, de salvar-nos a nós mesmos. Mas o cristianismo é deixar-se salvar e não encontrar vias de auto redenção. O trabalho de auto redenção é uma mentira preferida pelo mal. No fundo está a ideia de que se é livre quando não precisamos de ninguém, mas se a sogra de Pedro tivesse pensado assim, certamente teria morrido. Precisamos deixar-nos ajudar, deixar-nos amar, deixar-nos ser carregados. Quando a Igreja pede a obediência não está pedindo a execução de regras e preceitos. A obediência é confiar em alguém que possa nos levar a Cristo. Mas a maior lição não consiste na cura, mas na oração: “De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto”. A oração é o ato mais concreto e revolucionário que alguém que crê possa fazer, porque a oração é um retorno à essência da vida e dali recomeçar. A oração é a recordação de não bastar a si mesmo.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    UniSALESIANO celebra memória litúrgica de Dom Bosco com missas
    13 de fevereiro de 2023 Sem categoria
    UniSALESIANO celebra memória litúrgica de Dom Bosco com missas

    Foram presididas pelo Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB   O UniSALESIANO, através de sua Pastoral Universitária, celebrou com seus acadêmicos e colaboradores a…

    Continuar lendo
    10/05 – …mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria.
    8 de maio de 2024 Reflexão do Evangelho
    10/05 – …mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria.

    Sexta-feira, 10 de maio de 2024.   Evangelho (Jo 16,20-23a)   “…mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém…

    Continuar lendo
    08/03 – Qual o primeiro de todos os mandamentos?
    6 de março de 2024 Reflexão do Evangelho
    08/03 – Qual o primeiro de todos os mandamentos?

    Sexta-feira, 08 de março de 2024.   Evangelho (Mc 12,28-34)   “Qual o primeiro de todos os mandamentos?”   Naquele tempo, 28bum mestre da Lei…

    Continuar lendo