14/03 – As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou.

14/03 – As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou.

Quinta-feira, 14 de março de 2024.

 

Evangelho (Jo 5,31-47)

 

“As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou”

 

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 31“Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. 32Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro. 33Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com sua luz. 36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. 37E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua face, 38e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou. 39Vós examinais as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, 40mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! 41Eu não recebo a glória que vem dos homens. 42Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus. 43Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis. 44Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? 45Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. 46Se acre­ditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu. 47Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?”

 

Reflexão

 

Interessante como esta palavra “testemunho” possa ter significados tão diversos e pode ser que seja até limitado. Para muitos, testemunho está ligado à lei, ao tribunal, ao juízo. Mas pode ser que o testemunho seja também em relação a um lugar que a gente nunca viu, mas que pelo testemunho de alguém que é daquele lugar nos dá referências que nos possibilitem conhecer sem ter visto. Agora, quem poderia testemunhar que Jesus é o Filho de Deus? O primeiro foi João Batista, que durante o batismo de Jesus viu os céus se abrindo e o Espírito Santo descer em forma de pomba e ouviu uma voz do céu: “Este é o meu Filho, amado em quem eu me comprazo”. Na Igreja também existiram e existem pessoas que com a sua vida deram e dão testemunho sobre as obras de Deus. Entre estas pessoas estão os profetas, os evangelistas, os apóstolos, que escreveram o que viram sob a inspiração do Espirito Santo. Os cristãos, portanto, se dirigem às Escrituras como a primeira fonte da fé. A Bíblia não é somente um livro com diversos capítulos. É uma soma de muitos livros, provenientes de tempos diversos, escritos por autores diversos, com diversos conteúdos e estilos. Do ponto de vista humano, na Bíblia existe uma multiplicidade de significados. Mas no sentido espiritual e místico o sentido é um só: Cristo na sua plenitude entra na história do mundo já nas previsões e nas promessas. Se quisermos que a Bíblia seja útil para a vida espiritual, devemos aprender a ler os seus textos para descobrir em cada um aquilo que nos diz Cristo, do seu crescimento no mundo e dentro de cada um de nós. É importante saber que o reino de Deus está em primeiro lugar dentro de nós. Junto ao testemunho exterior existe também aquele interior: é a voz da consciência, iluminada pelo Espírito Santo, portanto, a voz de Deus. Quanto mais o homem é puro, mais clara é aquela voz.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    06/07 – Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles?
    11 de julho de 2024 Reflexão do Evangelho
    06/07 – Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles?

    Sábado, 06 de julho de 2024.   Evangelho (Mt 9,14-17)   “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está…

    Continuar lendo
    23/08 – O Reino dos céus é como um tesouro escondido no campo.
    21 de agosto de 2023 Reflexão do Evangelho
    23/08 – O Reino dos céus é como um tesouro escondido no campo.

    Quarta-feira, 23 de agosto de 2023.   Evangelho (Mt 13,44-46)   “O Reino dos céus é como um tesouro escondido no campo”   Naquele tempo,…

    Continuar lendo
    05/06 – Recebei o Espírito Santo.
    3 de junho de 2022 Reflexão do Evangelho
    05/06 – Recebei o Espírito Santo.

    Domingo, 05 de junho de 2022.   Evangelho (Jo 20,19-23)   “Recebei o Espírito Santo.   19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando…

    Continuar lendo