06/08 – Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!

06/08 – Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!

Terça-feira, 06 de agosto de 2024.

 

Evangelho (Mc 9,2-10)

 

“Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!”

 

Naquele tempo: 2Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles. 3Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar. 4Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. 5Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: ‘Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias.’ 6Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. 7Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: ‘Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!’ 8E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. 9Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. 10Eles observaram esta ordem, mas comentavam entre si o que queria dizer ‘ressuscitar dos mortos’.

 

Reflexão

 

Jesus leva consigo Pedro, Tiago e João a um monte elevado e se transfigura diante deles. Ficou resplandecente de uma brancura que lavadeira alguma sobre a terra poder alvejar as suas vestes assim. A liturgia nos convida a fixar o nosso olhar nesse Mistério de Luz. No rosto transfigurado de Jesus brilha um raio de luz divina. A luz que conservava no seu íntimo, Ele a mostrou aos três discípulos que o acompanharam. Esta mesma luz estará presente no Cristo ressuscitado. A transfiguração é uma antecipação do que está por vir. Essa lua divina só pode ser vista com o coração e a Festa da Transfiguração nos convida a abrir os olhos do nosso coração para o Mistério da Luz de Deus, presente em toda a história da salvação. Desde a criação do mundo, quando Deus separou a luz e as trevas. A luz revela algo de Deus. Quando Deus aparece, o seu esplendor é como a luz. Como afirma o Salmo 104; “A luz é o manto com que Deus se reveste”. Cristo é a plena manifestação da luz de Deus. A Ressurreição de Cristo debelou para sempre o poder das trevas do mal. Com Cristo Ressuscitado a verdade triunfa sobre o pecado. Em Cristo Ressuscitado, a luz de Deus ilumina a vida dos homens. Jesus é a luz do mundo, e quem o segue não anda nas trevas, mas possui em si a Luz da Vida (Jo 8,12). Mais do que nunca nós também precisamos sair das trevas do mal, pois somos filhos da Luz. (cf. Bento XVI)

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB. 

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    26/03 – Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá.
    21 de março de 2023 Reflexão do Evangelho
    26/03 – Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá.

    Domingo, 26 de março de 2023.   Evangelho (Jo 11,1-45)   “Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá.”   Naquele tempo, 3as irmãs de…

    Continuar lendo
    Setores do UniSALESIANO recebem visita de Nossa Senhora Auxiliadora
    13 de junho de 2022 Notícias
    Setores do UniSALESIANO recebem visita de Nossa Senhora Auxiliadora

    Ao final do mês, os pedidos feitos pelos colaboradores serão queimados   Como parte das ações comemorativas de Maio, mês dedicado à Nossa Senhora Auxiliadora…

    Continuar lendo
    03/10 – Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu.
    25 de setembro de 2023 Reflexão do Evangelho
    03/10 – Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu.

    Terça-feira, 03 de outubro de 2023.   Evangelho (Lc 9,51-56) Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. 51Estava chegando o tempo…

    Continuar lendo