Acadêmicos do Curso de Medicina do UniSALESIANO participam da Missa do Cadáver

Acadêmicos do Curso de Medicina do UniSALESIANO participam da Missa do Cadáver

A cerimônia é muito importante do ponto de vista ético e humano

Após o período de pandemia, acadêmicos do Curso de Medicina do UniSALESIANO participaram da Missa do Cadáver, uma cerimônia celebrada em respeito e homenagem aos corpos doados à Instituição para fins de pesquisa e realização de estudos.

A cerimônia foi conduzida pelo Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Paulo Jácomo, no Laboratório de Anatomia Humana, na tarde do dia 21 de fevereiro. “A celebração da Eucaristia é um gesto de ação de graças. Então, agradecemos aqui, a Deus, pelo dom da vida”, disse Pe. Paulo.

Presente também no evento, a Coordenadora do Laboratório e docente da Disciplina de Anatomia, Prof.ª Simone Galbiati Terçariol, disse que, independente de religiões e crenças, a cerimônia é muito importante do ponto de vista ético e humano.

“Para a comunidade, eles são anônimos, mas isso não significa que não tiveram um nome, uma história de vida. Se tratando do corpo de uma pessoa, ele merece ser respeitado e o maior bem que podemos oferecer a eles, é uma oração”, destacou.

ORAÇÃO DO CADÁVER

O laboratório de Anatomia Humana apresenta uma Oração do Cadáver, afixada na parede, que foi escrita pelo médico patologista e filósofo austríaco Karl Rokitansky, no século 19.

“Ao curvar-te com a lâmina rija de teu bisturi sobre o cadáver desconhecido, lembra-te que este corpo nasceu do amor de duas almas; cresceu embalado pela fé e esperança daquela que, em seu seio, o agasalhou; sorriu e sonhou os mesmos sonhos das crianças e dos jovens; por certo, amou e foi amado e sentiu saudades dos outros que partiram; acalentou um amanhã feliz e, agora, jaz na fria lousa, sem que por ele tivesse derramado uma lágrima sequer, sem que tivesse uma só prece. Seu nome, só Deus o sabe; mas o destino inexorável deu-lhe o poder e a grandeza de servir a humanidade que, por ele, passou indiferente”.

Fonte: http://www.missaosalesiana.org.br/academicos-do-curso-de-medicina-do-unisalesiano-participam-da-missa-do-cadaver/

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    01/08 – O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo.
    31 de julho de 2024 Reflexão do Evangelho
    01/08 – O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo.

    Quinta-feira, 01 de agosto de 2024.   Evangelho (Mt 13,47-53)   “O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que…

    Continuar lendo
    27 de abril de 2021 Histórias para alma
    Quem não reza?

      QUEM NÃO REZA?   Um camponês, durante um dia de mercado, parou para almoçar em um restaurante lotado, onde costumeiramente também faziam refeições a…

    Continuar lendo
    11/10 – …mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.
    6 de outubro de 2021 Reflexão do Evangelho
    11/10 – …mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.

    Segunda-feira, 11 de outubro de 2021.   Evangelho (Lc 11,29-32)   “…mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas”  …

    Continuar lendo