16/09 – Os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados, porque ela mostrou muito amor

16/09 – Os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados, porque ela mostrou muito amor

Quinta-feira, 16 de setembro de 2021.

 

Evangelho (Lc 7,36-50)

 

“…os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados, porque ela mostrou muito amor”

 

Naquele tempo: 36Um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa. 37Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume. 39Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: “Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora”. 40Jesus disse então ao fariseu: “Simão, tenho uma coisa para te dizer”. Simão respondeu: “Fala, mestre!” 41“Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinquenta. 42Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?” 43Simão respondeu: “Acho que é aquele ao qual perdoou mais”. Jesus lhe disse: “Tu julgaste corretamente”. 44Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: “Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. 45Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. 46Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. 47Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor”. 48E Jesus disse à mulher: “Teus pecados estão perdoados”. 49Então, os convidados começaram a pensar: “Quem é este que até perdoa pecados?” 50Mas Jesus disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz!”

 

Reflexão

 

Uma mulher pecadora se coloca aos pés de Jesus e unge-os com perfume, derrama sobre eles também suas lágrimas e enxuga-os com os cabelos. Certamente, não sabemos o que aconteceu no coração desta mulher. Mas sabemos que, para ela, não importa o juízo dos outros, nem tão pouco que acusação poderia receber por tal gesto, o que é importante para ela é chorar aos pés de Jesus com um misto de gratidão e amor. Quem não sabe o que significa ser perdoado, não pode entender o gesto desta mulher. Mas, Jesus é claro na sua resposta a Simão, quando este relata a Jesus a vida desta mulher, ao que Jesus responde: ‘os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados, porque ela mostrou muito amor”. Ou seja, Simão não ofereceu a Jesus a possibilidade mínima de hospitalidade, mas a mulher pecadora, ao contrário, acolheu Jesus em sua vida demonstrando muito amor. Olhando o comportamento de Simão e o comportamento da mulher pecadora, concluímos que não podemos considerar-nos melhores do que os outros somente porque o elenco de coisas erradas que fizemos é pequeno. Muitas vezes, o elenco de todo bem que poderíamos ter feito e não fizemos é muito maior e isso nos coloca na mesma categoria desta mulher. É difícil poder encontrar Cristo pensando se O merecemos. Só o amor nos torna capazes de nos encontrarmos com Ele.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    11/04 – Pobres, sempre tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis.
    6 de abril de 2022 Reflexão do Evangelho
    11/04 – Pobres, sempre tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis.

    Segunda-feira, 11 de abril de 2022.   Evangelho (Jo 12,1-11)   “Pobres, sempre tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis”   1Seis dias…

    Continuar lendo
    02/12 – Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar a tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem.
    16 de novembro de 2023 Reflexão do Evangelho
    02/12 – Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar a tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem.

    Sábado,02 de dezembro de 2023.   Evangelho (Lc 21,34-36)   “Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar…

    Continuar lendo
    19/05 – Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo.
    14 de maio de 2021 Reflexão do Evangelho
    19/05 – Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo.

    Quarta-feira, 19 de maio de 2021. Evangelho (Jo 17,11-19)   “Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo.” Naquele tempo,…

    Continuar lendo