26/09 – Quem não é contra nós é a nosso favor

26/09 – Quem não é contra nós é a nosso favor

Domingo, 26 de setembro de 2021. – XXVI TC

 

Evangelho (Mc 9, 38-43.45.47-48)

 

“Quem não é contra nós é a nosso favor”.

 

Naquele tempo, 38João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”. 39Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. 40Quem não é contra nós é a nosso favor.41Em verdade eu vos digo: quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa.42E, se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço. 43Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga.45Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. 47Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, 48‘onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga’”.

 

Reflexão

 

O evangelho deste domingo apresenta mais um episódio da vida de Jesus que contém um significado profundo. Um fulano que não era do grupo dos seguidores de Jesus tinha expulsado demônios em seu nome. O apostolo João, jovem e zeloso como era, queria impedi-lo, mas Jesus não o deixou. Aliás, ele aproveitou para mostrar aos discípulos que Deus pode realizar coisas boas e prodigiosas, mesmo fora do seu círculo. Ensina também que se pode colaborar para a causa do Reino de Deus de vários modos, também oferecendo um simples copo d’agua a um missionário. Sobre este tema, Santo Agostinho escreve: “Como na Católica, ou seja, na Igreja, é possível encontrar o que não é católico, assim fora da católica pode existir algo de católico”. Por isso, nós, que somos membros da Igreja, não podemos sentir ciúmes ou ter inveja, mas ficarmos felizes se alguém realiza o bem em nome de Cristo. Às vezes, até no interior da própria Igreja pode acontecer que haja dificuldade de valorizar e apreciar em espírito de comunhão, as coisas boas realizadas pelas várias realidades eclesiais. Mas, nós devemos ser sempre capazes de nos valorizarmos, apreciarmos e estimarmos, reciprocamente, louvando o Senhor pela criatividade infinita com a qual Ele age na Igreja.

Outro tema tratado neste evangelho é sobre o “escândalo”. A palavra escândalo, na bíblia, tem o significado de: tropeço e obstáculo. Tropeço indica algo que faz cair, que desvia do caminho, que leva ao pecado. Já o obstáculo significa algo que impede e fecha o acesso. Para Jesus, significa o que impede a vinda da fé e a entrada do Reino de Deus.

“Escandalizar um destes pequeninos” significa pôr-lhes alguns tropeços, ser para eles ocasião de pecado. Nós, cristãos, somos muitas vezes de escândalo, isto é, de obstáculo a quem está caminhando para a fé e para Cristo. Quando não vivemos as exigências da fé, podemos ser ocasião de escândalo. Se nós professamos seguir o evangelho e depois, na vida, somos injustos com o próximo, insensíveis diante das necessidades e da dor, cínicos e incoerentes, nós impedimos que os homens tomem a sério a palavra de Jesus, que se convertam e creiam n’Ele; ou seja, nós somos escândalo; não entramos e não deixamos entrar. Podemos dizer, hoje, como Jesus: “Ai dos maus cristãos pelos escândalos”.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    03/06 – A pedra que os construtores deixaram de lado, tornou-se a pedra mais importante…
    3 de junho de 2024 Reflexão do Evangelho
    03/06 – A pedra que os construtores deixaram de lado, tornou-se a pedra mais importante…

    Segunda-feira, 03 de junho de 2024.   Evangelho (Mc 12,1-12)   “A pedra que os construtores deixaram de lado, tornou-se a pedra mais importante…”  …

    Continuar lendo
    17/02 – Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão.
    29 de janeiro de 2024 Reflexão do Evangelho
    17/02 – Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão.

    Sábado, 17 de fevereiro de 2024.   Evangelho (Lc 5,27-32)   “Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”  …

    Continuar lendo
    07/04 – Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos.
    28 de março de 2024 Reflexão do Evangelho
    07/04 – Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos.

    Domingo, 07 de abril de 2024.   Evangelho (Jo 20,19-31)   “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a…

    Continuar lendo