22/07 – Rabunni!

22/07 – Rabunni!

Quinta-feira, 22 de julho de 2021.

 

Evangelho (Jo 20,1-2.11-18)

 

“Rabunni!”

 

1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2Então saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. 11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”. 16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto de meu Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.

 

Reflexão

 

Hoje celebramos a festa de Maria Madalena, a discípula de Jesus, aquela que vê, encontra o Ressuscitado no dia da Páscoa. É Páscoa e os discípulos ainda não sabem. Jesus ressuscitou, e os discípulos ainda desconhecem que o Milagre da ressurreição daquele que foi morto já aconteceu. São as aparições do ressuscitado que permitem aos discípulos tomarem conhecimento deste grande acontecimento. O desejo dos discípulos de terem o Mestre presente já aconteceu e eles não sabem. Assim acontece conosco, na nossa vida, muitas coisas que desejamos já aconteceram e nós ainda não tomamos conhecimento. Também para nós é Páscoa, mas nós precisamos de tempo para entender tudo o que acontece. O percurso de Maria Madalena com Jesus começa desde as lágrimas. É a sua dor que a faz girar pelos jardins do sepulcro à procura do que ela considera muito precioso. O corpo morto de Jesus. Mas ela ainda não sabe que não precisa mais estar agarrada ao corpo morto, existe agora um corpo vivo, o Ressuscitado que fala com ela, mas que ainda precisa ser reconhecido.

Quantas vezes isso também nos acontece, falamos com Jesus e não o reconhecemos. Pensamos que é somente o nosso pensamento, somente acontecimentos casuais, mas na realidade é Ele que vem ao nosso encontro e vem para dar um significado às nossas lágrimas. Ressurreição é isto: a experiência de sentir-se chamado pelo nome naqueles momentos onde parece que perdemos tudo. A vida às vezes é cruel, mas o encontro com o Ressuscitado permite que nos encontremos, que “ressuscitemos”. Permite que retornemos a viver.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    20/06 – Não julgueis, e não sereis julgados.
    15 de junho de 2022 Reflexão do Evangelho
    20/06 – Não julgueis, e não sereis julgados.

    Segunda-feira, 20 de junho de 2022.   Evangelho (Mt 7,1-5)   “Não julgueis, e não sereis julgados.”   Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:…

    Continuar lendo
    24/02 – Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem.
    21 de fevereiro de 2024 Reflexão do Evangelho
    24/02 – Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem.

    Sábado, 24 de fevereiro de 2024.   Evangelho (Mt 5,43-48)   “Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem”   Naquele tempo,…

    Continuar lendo
    30/07 – Felizes os que são perseguidos por causa da justiça do Senhor.
    28 de julho de 2022 Reflexão do Evangelho
    30/07 – Felizes os que são perseguidos por causa da justiça do Senhor.

    Sábado, 30 de julho de 2022.   Evangelho (Mt 14,1-12)   “Felizes os que são perseguidos por causa da justiça do Senhor”   1Naquele tempo,…

    Continuar lendo