01/10 – Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos.

01/10 – Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos.

Sábado, 01 de outubro de 2022.

 

Evangelho (Lc 10,17-24)

 

“Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos.”

 

Naquele tempo, 17os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome”. 18Jesus respondeu: “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. 19Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. 20Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”. 21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. 23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.

 

Reflexão

 

Qual é o sabor de seguir Jesus? A alegria. Isso nos revela claramente o Evangelho de hoje: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome”. Mas a alegria aqui revelada é fruto de uma tomada de consciência importante: o mal não é mais uma força superior ao homem. Não existe mais subordinação porque é iniciada a sua derrota, a sua decadência: “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”. Esta descrição de Jesus, porém, nos recorda que se é verdade que fomos resgatados do poder do mal, isto significa que se iniciou o tempo da luta. Antes de provarmos o amor de Jesus, estávamos dominados, mas quando começamos a dar espaço ao Amor de Cristo na nossa vida, fomos inseridos na condição de lutar contra o mal, tomando consciência que devemos constantemente decidir de que lado estamos, sabendo que o que faz a diferença são as escolhas que fazemos, e não simplesmente o cansaço. Nós podemos nos permitir de fazer esta escolha, pois descobrimos que pertencemos a Ele. Os nossos nomes estão escritos na palma da mão de Deus. Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado”. Também Jesus se alegra em saber que o Pai se revela através d’Ele escolhendo os pequenos e humildes e não passando através da soberba de quem pensa ser inteligente e grande.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    11/05 – Permanecei no meu amor.
    10 de maio de 2023 Reflexão do Evangelho
    11/05 – Permanecei no meu amor.

    Quinta-feira, 11 de maio de 2023.   Evangelho (Jo 15,9-11)   “Permanecei no meu amor.”   Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9“Como meu…

    Continuar lendo
    19/09 – Quem é minha mãe e quem são meus irmãos.
    27 de julho de 2022 Reflexão do Evangelho
    19/09 – Quem é minha mãe e quem são meus irmãos.

    Terça-feira, 19 de julho de 2022.   Evangelho (Mt 12,46-50)   “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?   Naquele tempo, 46enquanto Jesus…

    Continuar lendo
    04/06 – O próprio Davi chama o Messias de Senhor.
    27 de maio de 2021 Reflexão do Evangelho
    04/06 – O próprio Davi chama o Messias de Senhor.

    Sexta-feira, 04 de junho 2021.   Evangelho (Mc 12,35-37) “…o próprio Davi chama o Messias de Senhor”.   Naquele tempo, 35Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Como…

    Continuar lendo