04/02 – Menina, levanta-te!

04/02 – Menina, levanta-te!

Terça-feira, 04 de fevereiro de 2025.

 

Evangelho (Mc 5,21-43)

 

“Menina, levanta-te!”

 

Naquele tempo, 21Jesus atravessou de novo, numa barca, para a outra margem. Uma numerosa multidão se reuniu junto dele, e Jesus ficou na praia. 22Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés, 23e pediu com insistência: “Minha filhinha está nas ultimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!” 24Jesus então o acompanhou. Uma numerosa multidão o seguia e o comprimia. 25Ora, achava-se ali uma mulher que, há doze anos, estava com uma hemorragia; 26tinha sofrido nas mãos de muitos médicos, gastou tudo o que possuía, e, em vez de melhorar, piorava cada vez mais. 27Tendo ouvido falar de Jesus, aproximou-se dele por detrás, no meio da multidão, e tocou na sua roupa. 28Ela pensava: “Se eu ao menos tocar na roupa dele, ficarei curada”. 29A hemorragia parou imediatamente, e a mulher sentiu dentro de si que estava curada da doença. 30Jesus logo percebeu que uma força tinha saído dele. E, voltando-se no meio da multidão, perguntou: “Quem tocou na minha roupa?” 31Os discípulos disseram: “Estás vendo a multidão que te comprime e ainda perguntas: ‘Quem me tocou?’” 32Ele, porém, olhava ao redor para ver quem havia feito aquilo. 33A mulher, cheia de medo e tremendo, percebendo o que lhe havia acontecido, veio e caiu aos pés de Jesus, e contou-lhe toda a verdade. 34Ele lhe disse: “Filha, a tua fé te curou. Vai em paz e fica curada dessa doença”. 35Ele estava ainda falando, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, e disseram a Jairo:  “Tua filha morreu. Por que ainda incomodar o mestre?” 36Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: “Não tenhas medo. Basta ter fé!” 37E não deixou que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João. 38Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu a confusão e como estavam chorando e gritando. 39Então, ele entrou e disse: “Por que essa confusão e esse choro? A criança não morreu, mas está dormindo”. 40Começaram então a caçoar dele. Mas, ele mandou que todos saíssem, menos o pai e a mãe da menina, e os três discípulos que o acompanhavam. Depois entraram no quarto onde estava a criança. 41Jesus pegou na mão da menina e disse: “Talitá cum” – que quer dizer: “Menina, levanta-te!” 42Ela levantou-se imediatamente e começou a andar, pois tinha doze anos. E todos ficaram admirados. 43Ele recomendou com insistência que ninguém ficasse sabendo daquilo. E mandou dar de comer à menina.

 

 

Reflexão

 

O que podemos esperar todas as vezes que nos deixamos tocar pela compaixão de Deus? A liturgia deste domingo é a resposta. O evangelho trata do drama de duas mulheres que por motivos diversos combatem entre a vida e a morte. Primeiro, uma menina de doze anos que está morrendo. O pai, Jairo, prostrando-se aos pés de Jesus suplica com insistência que Ele vá até a sua casa para impor as mãos sobre a sua filha para que ela seja salva e viva. A segunda, uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos. A sua ferida oculta é imagem de tudo aquilo que durante a vida, foge do nosso controle. Também nós, como esta mulher, buscamos esconder os lugares onde a vida versa sangue sempre, com tentativas de solução que não curam em profundidade os sofrimentos que nos atormentam. Esta mulher sente falar de Jesus e com um silencioso gesto se lança sobre Ele: “Se eu ao menos tocar na roupa dele, ficarei curada”. No mesmo instante a hemorragia é curada, a morte é interrompida e ela volta à vida. Com imensa compaixão Jesus revela a esta mulher que foi a “sua fé” que a salvou: “Vá em paz e fica curada dessa doença”.

Depois, Jesus entra na casa de Jairo e mostra a todos de que modo Deus se coloca continuamente no mistério da nossa dor: “A criança não morreu, mas está dormindo”. As pessoas começaram a “caçoar” de Jesus. Ao Senhor não resta mais que criar o silêncio e o acolhimento: “Jesus pegou a mão da menina e disse: “Talita cum” – “menina, levanta-te!”.

Neste domingo somos chamados a esperar que também a nossa história, com as suas feridas e com as suas mortes, seja, no fundo, uma obra que Deus ainda não concluiu. Nenhum de nós terminou ainda de nascer, de crescer e de curar-se. Nenhum de nós levou ainda a cumprimento o mistério de uma vida renascida em Cristo através do batismo. Nesta experiência de “renascimento”, não estamos abandonados aos “vai e vens” do nosso destino, ou presos às nossas invencíveis dores. Somos, ao invés, chamados a tocar o manto da misericórdia de Deus que nos faz ressuscitar tomando-nos pela mão, assim,  somos capazes de vencer o pecado e a morte.

“Não tenhas medo. Basta ter fé”, disse Jesus a Jairo. A fé consiste em confiar n’Ele, na Sua vontade, nos seus modos de agir e nos Seus tempos, na certeza do Seu amor infinito, que levará a cumprimento o seu projeto, e na segurança de que manterá a promessa de nos libertar de todas as lágrimas e de nos querer ao Seu lado na eternidade. É sinal de fé procurar Jesus para Lhe pedir a cura, mas é sinal de maior fé ainda entregar-nos a Ele com confiança.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    03/04 – As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou.
    31 de março de 2025 Reflexão do Evangelho
    03/04 – As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou.

    Quinta-feira, 03 de abril de 2025.   Evangelho (Jo 5,31-47)   “As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me…

    Continuar lendo
    2º Dia da Novena de Natal – UniSALESIANO
    14 de dezembro de 2021 Notícias
    2º Dia da Novena de Natal – UniSALESIANO

    [embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=bXdyD9_RVts[/embedyt]   2º Dia da Novena de Natal – Pastoral UniSALESIANO Araçatuba – Pe. Paulo Eduardo Jácomo

    Continuar lendo
    UniSALESIANO apresenta nova filial “Zatti Saúde” em encontro formativo com os colaboradores
    30 de abril de 2025 Notícias
    UniSALESIANO apresenta nova filial “Zatti Saúde” em encontro formativo com os colaboradores

    Colaboradores do UniSALESIANO participaram da Formação Mensal, realizada na Capela do Centro de Convivência, no dia 25 de março, cujo destaque foi a apresentação da nova…

    Continuar lendo