04/10 – Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém um só coisa é necessária.

04/10 – Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém um só coisa é necessária.

Terça-feira, 04 de outubro de 2022.

 

Evangelho (Lc 10,38-42)

 

“Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém um só coisa é necessária”

 

Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!” 41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

 

Reflexão

 

Estas palavras de Jesus nos questionam, pois muitas vezes somo como Marta, presos e agitados com tantas coisas. Mas não estou dizendo que fazemos isso com uma má intenção, mas chega o momento que até a mais louvável atividade podemos cumpri-la de maneira desumana, porque perdemos de vista o verdadeiro sentido das coisas. Também o Amor pode se tornar algo fadigoso para nós e pode não nos fazer mais felizes. A diferença entre Marta e Maria é justamente esta. Maria não perde de vista o que é o essencial da realidade, Marta ao invés, pensa em tudo, menos no que é essencial. Jesus no episódio do Evangelho de hoje era o essencial, o motivo pelo qual o dia estava extraordinário. Os muitos afazeres e preocupações da vida nos fazem perder de vista o motivo verdadeiro pelo qual valem a pena serem realizados e vividos. E quando na vida espiritual fazemos tudo mecanicamente, então acontece da mesma forma, fazemos sem entender o verdadeiro sentido. Mas posso dizer que não existe nada mais útil em nossa vida do que a oração. Se na nossa jornada perdemos de vista aquilo que vale a pena viver, agora nos tornamos como Marta, e nos afogamos nas coisas da vida. Devemos nos perguntar: por qual motivo vale a pena a minha vida? Não nos espantemos se não conseguirmos responder a este questionamento tão rapidamente como gostaríamos, pode ser que há muito tempo não conseguimos descobrir o que é essencial na nossa vida. Mas isso não significa que não possamos começar a aprender. Devemos dizer que o objetivo da vida espiritual é justamente aprender a reconhecer o essencial e viver por ele. O essencial é um dom de Deus. Este é o verdadeiro segredo da vida.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    19/06 – Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado.
    15 de junho de 2023 Reflexão do Evangelho
    19/06 – Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado.

    Segunda-feira, 19 de junho de 2023.   Evangelho (Mt 5,38-42)   “Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede…

    Continuar lendo
    16/12 – Com que autoridade fazes essas coisas?
    9 de dezembro de 2024 Reflexão do Evangelho
    16/12 – Com que autoridade fazes essas coisas?

    Segunda-feira, 16 de dezembro de 2024.   Evangelho (Mt 21,23-27)   “Com que autoridade fazes essas coisas?”   Naquele tempo, 23Jesus voltou ao Templo. Enquanto…

    Continuar lendo
    28/08 – Porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado.
    24 de agosto de 2022 Reflexão do Evangelho
    28/08 – Porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado.

    Domingo, 28 de agosto de 2022.   Evangelho (Lc 14,1.7-14)   “Porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado”   1Aconteceu…

    Continuar lendo