05/04 – Moços, tende alguma coisa para comer?

05/04 – Moços, tende alguma coisa para comer?

Sexta-feira, 05 de abril de 2024.

 

Evangelho (Jo 21,1-14)

 

“Moços, tende alguma coisa para comer?”

 

Naquele tempo, 1Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: 2Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros discípulos de Jesus. 3Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Também vamos contigo”. Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. 4Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. 5Então Jesus disse: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” Responderam: “Não”. 6Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca, e achareis”. Lançaram, pois, a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. 7Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu uma roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar. 8Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. 9Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. 10Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”. 11Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu. 12Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor. 13Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. 14Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.

 

Reflexão

 

“Naquele tempo, Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades”. O episódio do evangelho de hoje acontece num lugar geográfico bem preciso e significativo. Tiberíades representa o mundo pagão. A aparição do Ressuscitado que é aqui contada parece querer sugerir que agora as ações de Jesus não são somente para os Judeus, mas para todo o mundo. Ao mesmo tempo, a indicação que é ‘no cair da tarde’ nos sugere que nós estamos sempre diante desta passagem entre trevas e luzes. Jesus é Aquele que encontramos no coração da noite e justamente por isto é o início de um novo dia. Ele nos vem acolher justamente no extremo de nossas derrotas e nos convida a uma tentativa nova que nos faz passar da esterilidade à fecundidade: “Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. Então Jesus disse: ‘Moços, tendes alguma coisa para comer?’ Responderam; ‘Não’. Jesus disse-lhes: ‘lançai a rede à direita da barca e achareis’. Lançaram, pois, a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes”.  Mais uma vez os discípulos dialogam com jesus, mas não entendem imediatamente que é Ele. Só a evidência da pesca milagrosa faz ascender no coração de João a intuição: “Então o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: ‘É o Senhor!’ Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu sua roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar”. João é o primeiro a entender que é Jesus porque é o “discípulo amado”. Só o amor nos coloca no justo discernimento das coisas. Mas, basta esta sua experiência única para impulsionar a decisão de Pedro de ir nadando depressa ao encontro de Jesus. Existem momentos na vida nos quais o nosso coração intui o essencial. Outros nos quais não sentimos nada, mas com imensa humildade confiamos nas palavras de quem nos é próximo e, por isto, não tememos em decidir a fazer o que conta com generosidade, assim como Pedro.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    22/11 – Minha casa será casa de oração
    18 de novembro de 2024 Reflexão do Evangelho
    22/11 – Minha casa será casa de oração

    Sexta-feira, 22 de novembro de 2024.   Evangelho (Lc 19,45-48)   “Minha casa será casa de oração”   Naquele tempo, 45Jesus entrou no Templo e…

    Continuar lendo
    25/11 – …levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima.
    23 de novembro de 2021 Reflexão do Evangelho
    25/11 – …levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima.

    Quinta-feira, 25 de novembro de 2021.   Evangelho (Lc 21,20-28)   “…levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima.”   Naquele tempo,…

    Continuar lendo
    Alunos do Colégio Salesiano plantam 100 mudas de ipê em torno do UniSALESIANO
    25 de novembro de 2021 Notícias
    Alunos do Colégio Salesiano plantam 100 mudas de ipê em torno do UniSALESIANO

    O objetivo do evento foi promover a integração, educação e, principalmente, a conscientização ambiental. Uma parceria entre o Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna” e o…

    Continuar lendo