05/10 – A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.

05/10 – A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.

Quinta-feira, 05 de outubro de 2023.

 

Evangelho (Lc 10,1-12)

 

“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos”

 

Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos”. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa nem sacola nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’. 10Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: 11‘Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!’ 12Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade”.

 

Reflexão

 

Jesus envia seus discípulos em missão. Ele tem uma missão: “ter no coração o mundo e cada pessoa que lhes for confiada a fim de que recebam o que precisam”. O que o mundo realmente precisa é de Jesus Cristo, não somente a Sua Pessoa, mas o que Ele significa, o mundo precisa de Amor. Quando a pessoa se sente amada ela descobre o sentido da vida. Ela faz experiência de Deus, pois Deus é Amor. As pessoas precisam tanto serem amadas, que realmente não existem “operários” de Jesus suficientes para isso. O trabalho é grande, mas o número de pessoas que querem trabalhar é pouco. Já no tempo de Jesus era assim, imagina hoje. Jesus faz um apelo: “Por isso pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita”. Mas ele não faz somente o apelo, mas também diz as condições para o trabalho: “Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’… Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’. Em resumo, Jesus diz para termos confiança não no que possuímos, mas em Quem nos envia. É preciso recordar que existem lobo, portanto, não podemos andar desprovidos. Não podemos nos comportar como um ‘super-herói’, mas devemos estar sempre junto com alguém que somo no trabalho. Que na bagagem do missionário exista sempre a paz, que o mesmo esteja junto principalmente dos que sofrem. Pregar o Evangelho já é a grande vitória do missionário e não o resultado da missão.


Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    21/11 – Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?
    16 de novembro de 2022 Reflexão do Evangelho
    21/11 – Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?

    Segunda-feira, 21 de novembro de 2022.   Evangelho (Mt 12,46-50)   “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?   Naquele tempo, 46enquanto Jesus…

    Continuar lendo
    17/10 – Quem quiser ser grande seja o vosso servo; e quem quiser ser o primeiro seja o escravo de todos.
    6 de outubro de 2021 Reflexão do Evangelho
    17/10 – Quem quiser ser grande seja o vosso servo; e quem quiser ser o primeiro seja o escravo de todos.

    Domingo, 17 de outubro de 2021 – XXIX TC   Evangelho (Mc 10,35-45)   “… quem quiser ser grande seja o vosso servo; e quem…

    Continuar lendo
    01/12 – …quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente…
    30 de novembro de 2022 Reflexão do Evangelho
    01/12 – …quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente…

    Quinta-feira, 01 de dezembro de 2022.   Evangelho (Mt 7,21.24-27)   “…quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como o homem…

    Continuar lendo