07/03 – Quem não está comigo está contra mim.

07/03 – Quem não está comigo está contra mim.

Quinta-feira, 07 de março de 2024.

Evangelho (Lc 11,14-23)

“Quem não está comigo está contra mim”

Naquele tempo, 14Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. 15Mas alguns disseram: ‘É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios.’ 16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: ‘Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino. Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa.

 

Reflexão

Costumeiramente os homens falam sob a influência do Maligno, isto é, sobre o efeito dos mal pensamentos. Dizem coisas que não diriam jamais quando estão em paz. A malícia conduz também ao comportamento contrário, isto é, à mudez. Muitas vezes bastaria pouco, um gesto, uma palavra, pedir desculpas, uma saudação e poderia fazer nascer a paz entre os que brigam. Mas quem não tem vontade emudece. O ódio no coração produz a mudez, uma mudez no sentido literal, isto é, interrompe as relações com os outros. Os mudos muitas vezes não falam porque também são surdos: não ouvem a voz, não conseguem reproduzi-la e não podem se comunicar com os outros. Uma coisa semelhante acontece na mudez espiritual que vem do Maligno. Se começa com a decisão de não escutar, de ignorar o próximo e as suas exigências. E se termina por não dizer mais nada ao outro. Somente o amor pode curar deste silêncio. Acontece muitas vezes no Antigo Testamento. Israel está em perigo, está para ser invadida por um exército estrangeiro. Agora o rei procura aliados, sempre estrangeiros: contra os Assírios e os Babilônicos pediu ajuda aos Egípcios e vice-versa. Sempre, porém, surge um profeta e condena tal atitude. Como faz pro exemplo Isaias com o rei Acaz. O tema da sua pregação é simples: Se não continueis a ter fé, sereis derrotados. Em ouras palavras, o perigo e preciso ter fé somente em Deus e em nenhum outro. O mal, de fato, se pode também expulsar com um outro mal, mas o êxito final é pior que o remédio. A história de Israel é semelhante ao que acontece na alma humana, onde as inclinações para o mal se digladiam para conquistar poder no coração. A avareza contra a embriaguez, a soberba contra a preguiça, a vaidade contra a tristeza. O coração não estará jamais em paz até que Deus mesmo o defenda, como dizia Santo Agostinho: “Inquieto estará o meu coração enquanto não repousar em Vós”.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    03/09 – Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!
    30 de agosto de 2023 Reflexão do Evangelho
    03/09 – Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!

    Domingo, 03 de setembro de 2023.   Evangelho (Mt 16,21-27)   “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não…

    Continuar lendo
    08/06 – Eu sou o Pão Vivo descido do céu.
    1 de junho de 2023 Reflexão do Evangelho
    08/06 – Eu sou o Pão Vivo descido do céu.

    Quinta-feira, 08 de junho de 2023.   Evangelho (Jo 6,51-58)   “Eu sou o Pão Vivo descido do céu”   Naquele tempo, disse Jesus às…

    Continuar lendo
    31/08 – Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor.
    21 de agosto de 2023 Reflexão do Evangelho
    31/08 – Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor.

    Quinta-feira, 31 de agosto de 2023. Evangelho (Mt 24,42-51) “Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor”   Naquele tempo disse Jesus…

    Continuar lendo