08/07 – Coragem filha, a tua fé te salvou.

08/07 – Coragem filha, a tua fé te salvou.

Segunda-feira, 08 de julho de 2024.

 

Evangelho (Mt 9,18-26)

 

“Coragem filha, a tua fé te salvou”

 

18Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: “Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá”. 19Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. 20Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos veio por trás dele e tocou a barra do seu manto. 21Ela pensava consigo: “Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada”. 22Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: “Coragem, filha! A tua fé te salvou”. E a mulher ficou curada a partir daquele instante. 23Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada, 24e disse: “Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo”. E começaram a caçoar dele. 25Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. 26Essa notícia espalhou-se por toda aquela região.

 

Reflexão

 

“Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela, e ela viverá”. Que gesto bonito deste pai, e que fé! Como pai ele fez tudo pela sua filha, até onde ele podia, até o seu limite. A consciência do seu limite fez com que apelasse para Deus. Jesus foi golpeado pelo amor de um pai que exercita a sua paternidade de uma forma extraordinária. O pai confia a Jesus aquilo que ele não podia fazer: “Mas vem, impõe tua mão sobre ela, e ela viverá”. Este pai é para nós um modelo a ser seguido. Nós também podemos fazer o nosso melhor pelo outro, mas também temos o nosso limite, então, o que excede o nosso limite, nós confiamos a Deus. O milagre que aconteceu é fruto da confiança, da fé deste pai que pede pela sua filha. Este episódio do evangelho de hoje é um convite a cada um de nós para nos abrirmos a esta graça de Deus que está além do que somos e do que podemos fazer. Jesus atende a súplica deste pai porque percebe nele a graça da humildade. Ele se reconhece impotente, mas também sabe reconhecer que o Deus que está em Jesus é o Deus do impossível. Tenho certeza de que todos os dias, de nossa boca, ecoa a oração onde dizemos: “Seja feita a tua vontade”. Estas palavras saem de nossa boca, mas nem sempre saem do nosso coração. É preciso que confiemos na “vontade” de Deus sobre a nossa vida. Se isso fosse mais consciente em nós, tenho certeza que teríamos mais visão para percebermos os “milagres” de Deus em nossa vida e que acontecem a todo momento.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB. 

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    08/02 – Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim.
    7 de fevereiro de 2022 Reflexão do Evangelho
    08/02 – Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim.

    Terça-feira, 08 de fevereiro de 2022.   Evangelho (Mc 7,1-13)   “Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim”…

    Continuar lendo
    03/02 – Espírito impuro, sai desse homem!
    14 de janeiro de 2025 Reflexão do Evangelho
    03/02 – Espírito impuro, sai desse homem!

    Segunda-feira, 03 de fevereiro de 2025.   Evangelho (Mc 5,1-20)   “Espírito impuro, sai desse homem!” Naquele tempo, 1Jesus e seus discípulos chegaram à outra…

    Continuar lendo
    27 de abril de 2021 Histórias para alma
    Quem não reza?

      QUEM NÃO REZA?   Um camponês, durante um dia de mercado, parou para almoçar em um restaurante lotado, onde costumeiramente também faziam refeições a…

    Continuar lendo