08/07 – Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas.

08/07 – Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas.

Sexta-feira, 08 de julho de 2022.

 

Evangelho (Mt 10,16-23)

 

“Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas”

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. 21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.

 

Reflexão

 

Que o diga o grande número de mártires para provar que o cristianismo foi sempre perseguido. É o perigo de cada dia. Mas quem opta para vier como Cristo precisa estar consciente de que vai padecer de algum tipo de perseguição. Quem vive como Cristo se torna um obstáculo aos que optam a viver a mentalidade do mundo. Uma pessoa que escolhe viver bem o evangelho não recebe aplausos, mas “pedras” por parte daqueles que se sentem incomodados com a sua presença. Como diz o velho ditado: “não se joga pedra em árvore que não tem frutos”. Ser e viver diversamente é “provocar os lobos”. O cristão deve estar consciente de que ele rema contra a corrente. Como Jesus mesmo disse, não basta ao cristão ser um ‘cordeiro’ ou uma ‘pomba’, mas ele tem que ter a prudência de uma serpente. Isso significa que não basta ao cristão ser um sinal de contradição, mas precisa com inteligência ajudar aos outros a não se sentirem errados a viver assim, como cristãos. É preciso ajudar os outros a sentirem vontade de mudar. O número de mártires que a Igreja ainda hoje possui, ou seja, o grande número de cristãos que ainda hoje morrem pelo evangelho, nos diz que ainda há muito a se fazer.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    18/02 – Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!
    10 de fevereiro de 2023 Reflexão do Evangelho
    18/02 – Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!

    Sábado, 18 de fevereiro de 2023.   Evangelho (Mc 9,2-13)   “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!”   Naquele tempo,…

    Continuar lendo
    18/06 – A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.
    15 de junho de 2023 Reflexão do Evangelho
    18/06 – A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.

    Domingo, 18 de junho de 2023. 11º. Tempo Comum A   Evangelho (Mt 9,36-10,8)   “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.”  …

    Continuar lendo
    03/12 – Tem piedade de nós, filho de Davi!
    1 de dezembro de 2021 Reflexão do Evangelho
    03/12 – Tem piedade de nós, filho de Davi!

    Sexta-feira, 03 de dezembro de 2021.   Evangelho (Mt 9, 27-31)   “Tem piedade de nós, filho de Davi!”   Naquele tempo, 27partindo Jesus, dois cegos…

    Continuar lendo