08/06 – Eu sou o Pão Vivo descido do céu.

08/06 – Eu sou o Pão Vivo descido do céu.

Quinta-feira, 08 de junho de 2023.

 

Evangelho (Jo 6,51-58)

 

“Eu sou o Pão Vivo descido do céu”

 

Naquele tempo, disse Jesus às multidões dos judeus: 51“Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”. 52Os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?” 53Então Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Porque a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue, verdadeira bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que me recebe como alimento viverá por causa de mim. 58Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre”.

 

Reflexão

 

Este episódio está ligado ao episódio da multiplicação dos pães, com cinco pães e dois peixes Jesus saciou uma multidão. Mas Jesus se dirige aos que foram saciados pedindo-lhes que se esforçassem em busca de um alimento que permanece para a vida eterna. Jesus sacia a fome física da multidão, mas ao mesmo tempo os prepara para aceitar o anúncio segundo o qual Ele é o Pão que desceu do Céu e que sacia de modo definitivo. E Ele não é como o maná descido do céu para saciar a fome daqueles que atravessavam o deserto em busca da terra prometida. Jesus anuncia a si mesmo como o verdadeiro Pão descido do céu, capaz de saciar não por apenas um momento, não apenas um trecho do caminho, mas é capaz de saciar para sempre. Ele é o Alimento que dá a vida eterna, por que é o Filho Unigênito de Deus que veio para fazer com que o homem tenha vida em plenitude. Manifestando-se como o Pão do Céu, Jesus dá testemunho de ser a Palavra de Deus encarnada, através da qual o homem pode fazer da vontade de Deus o seu alimento, que orienta e sustenta a sua existência. No evangelho de hoje também nos deparamos com a rejeição dos judeus com relação a Jesus, eles o conhecem, sabem que Ele é o filho de José. Eles não são capazes de ir além das suas origens terrestres e por isso o rejeitam. Somente quem é atraído por Deus Pai e se deixa instruir por Ele pode acreditar em Jesus, pode encontra-lo e alimentar-se dele para ter a vida eterna, a vida em plenitude (Bento XVI). Quando nos detemos ao que é material, não conseguimos fazer a experiência profunda de Deus, que deveria ser a meta da nossa caminhada. Mas quem acolhe Jesus tem a possibilidade de conhecer a Deus e de conseguir a vida eterna.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    02/07 – Aqueles que tem saúde não precisam de médico, mas sim os doentes
    25 de junho de 2021 Reflexão do Evangelho
    02/07 – Aqueles que tem saúde não precisam de médico, mas sim os doentes

    Sexta-feira, 02 de Julho de 2021.   Evangelho (Mt 9,9-13)   “Aqueles que têm saúde não precisam de médicos, mas sim os doentes”.   Naquele…

    Continuar lendo
    10/12 – …eles não o reconheceram.
    8 de dezembro de 2022 Reflexão do Evangelho
    10/12 – …eles não o reconheceram.

    Sábado, 10 de dezembro de 2022.   Evangelho (Mt 17,10-13)   “…eles não o reconheceram”   Ao descerem do monte, 10os discípulos perguntaram a Jesus:…

    Continuar lendo
    Retiro Espiritual – Dezembro
    29 de novembro de 2021 Eventos
    Retiro Espiritual – Dezembro

      RETIRO DO MÊS DE DEZEMBRO   Introdução   Neste mês de dezembro trago como proposta para meditarmos no nosso Retiro Mensal, o tema do…

    Continuar lendo