10/03 – Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta!

10/03 – Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta!

Quinta-feira, 10 de março de 2022.

 

Evangelho (Mt 7,7-12)

 

“Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta!”

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! 8Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate a porta será aberta. 9Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? 10Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? 11Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas”.

 

Reflexão

 

Por que temos que pedir a Deus se Ele já conhece as nossas necessidades? Simples, porque só assim tomamos consciência das nossas necessidades e da nossa situação. O objetivo da oração não é só aquele de obter ou não algo de concreto. Se trata também de estabelecer um contato pessoal com Deus. É preciso observar o porque e como oferecemos nossos dons: quando um pobre nos oferece esmola, muitas vezes recebe só uma pequena moeda. Os pais são mais generosos com os filhos, é o sinal da unidade que têm com eles. A oração nos transfere da terra à vida divina e nos faz participar deste mistério: Deus Pai deseja nos dar tudo e por isso nos convida a pedir. Deseja nos dar tudo o que Ele possui, isto é, tudo o que é bom, perfeito e santo. Aquilo que Deus quer nos dar determina o que devemos pedir: “Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo mais vos será acrescentado (Mt 6,33). Deus é bondade infinita e está sempre pronto a dar. Deus está disposto a dar quanto nós somos capazes de receber, na medida em que nós conseguimos esvaziar o coração de outros interesses e desejos. Se dá livremente somente aquele que livremente aceita. Ninguém, portanto, precisa ter medo de pedir, nem sentir-se humilhado por isso: mas do Pai que é bom busquemos somente o que é bom.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

 

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    07/05 – …é bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor.
    7 de maio de 2024 Reflexão do Evangelho
    07/05 – …é bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor.

    Terça-feira, 07 de maio de 2024. Evangelho (Jo 16,5-11)   “…é bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós…

    Continuar lendo
    16/05 – …é bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor.
    12 de maio de 2023 Reflexão do Evangelho
    16/05 – …é bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor.

    Terça-feira, 16 de maio de 2023. Evangelho (Jo 16,5-11)   “…é bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós…

    Continuar lendo
    11/03 – O homem acreditou na palavra de Jesus…
    11 de março de 2024 Reflexão do Evangelho
    11/03 – O homem acreditou na palavra de Jesus…

    Segunda-feira, 11 de março de 2024. Evangelho (Jo 4,43-54) “O homem acreditou na palavra de Jesus…” Naquele tempo, 43Jesus partiu da Samaria para a Galileia….

    Continuar lendo