10/07 – Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?

10/07 – Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?

Domingo, 10 de julho de 2022.

 

Evangelho (Lc 10,25-37)

 

“Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?”

 

Naquele tempo, 25um mestre da Lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou: “Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?” 26Jesus lhe disse: “Que está escrito na Lei? Como lês?” 27Ele então respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e a teu próximo como a ti mesmo!” 28Jesus lhe disse: “Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás”. 29Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: “E quem é o meu próximo?” 30Jesus respondeu: “Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no, e foram-se embora deixando-o quase morto. 31Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. 32O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado.

33Mas um samaritano que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. 34Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. 35No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: “Toma conta dele! Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais”. E Jesus perguntou: 36“Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” 37Ele respondeu: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus lhe disse: “Vai e faze a mesma coisa”.

 

Reflexão

 

O Evangelho de hoje não poderia ter feito melhor referência sobre a insistência de Jesus na questão da humildade. Hoje nós celebramos o mais “pequeno” entre os pequenos, São Francisco de Assis. Fazer-se pequeno não significa uma ignorância nas coisas, mas sim sabedoria. Ser pequeno é saber escutar antes de julgar ou tirar conclusões precipitadas. Nós somos muito expertos em confabular nossas maldades e somos ainda mais expertos em planejar complôs. Mas raramente possuímos a humildade de estarmos em silêncio e escutar a vida que nos explica a si mesma colocando-se diante de nós. São Francisco compreendeu esta verdade. É por isso que ele cantava o seu louvor à criação, e cantava também aqueles acontecimentos da vida que não parecem nada luminosos, como é o caso da ‘irmã morte’, como ele a chamava. Um que se faz ‘pequeno’ não sabe tudo, mas escuta tudo e isso o faz encontrar a paz. É Jesus quem nos convida a irmos até Ele, e com Ele encontraremos repouso. Estando nos braços de quem nos ama, entendemos melhor as coisas, porque assegurados pelo amor não vivemos na defensiva. São Francisco é este evangelho vivo. E toda a sua vida é uma Boa Nova, pois ele demonstrou que naquilo que acreditava era tão verdadeiro, que se deixou transformar. E tudo isso começou na vida de São Francisco porque ele leu o Evangelho e procurou colocá-lo em prática. As grandes revoluções se iniciam sempre das pequenas coisas vividas com o coração aberto. E isso é verdadeiro não só em São Francisco, mas também na vida de outros santos.

 

 

Pe.  Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    23/09 – E procurava ver Jesus
    17 de setembro de 2021 Reflexão do Evangelho
    23/09 – E procurava ver Jesus

    Quinta-feira, 23 de setembro de 2021   Evangelho (Lc 9,7-9)   “E procurava ver Jesus”   Naquele tempo, 7o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo…

    Continuar lendo
    07/07 – Aqueles que têm saúde não precisam de médicos, mas sim os doentes.
    19 de junho de 2023 Reflexão do Evangelho
    07/07 – Aqueles que têm saúde não precisam de médicos, mas sim os doentes.

    Sexta-feira, 07 de Julho de 2023.   Evangelho (Mt 9,9-13)   “Aqueles que têm saúde não precisam de médicos, mas sim os doentes”.   Naquele…

    Continuar lendo
    31/03 – As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou.
    30 de março de 2022 Reflexão do Evangelho
    31/03 – As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou.

    Quinta-feira, 31 de março de 2022.   Evangelho (Jo 5,31-47)   “As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me…

    Continuar lendo