11/05 – Permanecei no meu amor.

11/05 – Permanecei no meu amor.

Quinta-feira, 11 de maio de 2023.

 

Evangelho (Jo 15,9-11)

 

“Permanecei no meu amor.”

 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”.

 

Reflexão

 

“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor.”

 

Permanecer no amor talvez seja o programa de toda uma vida. Nós sabemos muito bem como a vida se torna impossível quando não se ama e nem se é amado. Todas as vezes que não nos sentimos amados tudo perde o sabor, também as coisas mais belas, mais cintilantes. É o amor que dá colorido e significado à vida. Permanecer no amor é o que torna a vida digna e Jesus não se limita simplesmente a ser uma recordação, mas oferta-nos o seu amor como lugar no qual permanecermos. A pergunta é: como fazer para permanecermos no seu amor? “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor”. Somente quando permanecemos nos seus mandamentos podemos dizer que o amamos. Mas isto não vai compreendido como uma condição ética ou moralista. Observar os mandamentos significar levar a sério o que o Senhor nos disse e nos indicou como um bem. Se amamos alguém agora o que esta pessoa nos diz conta muito, tem um peso, é decisivo. Se a palavra de quem disse de amar não é decisiva, agora significa que não existe amor. Hoje devemos nos perguntar quanta importância damos à Palavra do Evangelho? Ler o Evangelho e procurar coloca-lo em prática é a condição verdadeiro do amor a Cristo, mas muitas vezes nós cristãos e católicos sobretudo, não sabemos nem mesmo como é feito o Evangelho. Seria um bom propósito para hoje dar peso à Palavra de Jesus e buscar coloca-la em prática. Com isto permanecemos com os pés firmes no seu amor. E o que nos recorda que isso é verdadeiro? A alegria: Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”

Padre Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    22/11 – Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver.
    19 de novembro de 2021 Reflexão do Evangelho
    22/11 – Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver.

      Segunda-feira, 22 de novembro de 2021. Evangelho (Lc 21,1-4) “Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver” Naquele tempo, 1Jesus…

    Continuar lendo
    26/07 – “Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem.
    27 de julho de 2022 Reflexão do Evangelho
    26/07 – “Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem.

    Terça-feira, 26 de julho de 2022.   Evangelho (Mt 13,16-17)   “Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem”   Naquele tempo,…

    Continuar lendo
    29/09 – Em verdade, em verdade eu vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.
    22 de setembro de 2023 Reflexão do Evangelho
    29/09 – Em verdade, em verdade eu vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.

      Sexta-feira, 29 de Setembro de 2023.   Evangelho (Jo 1,47-51)   “Em verdade, em verdade eu vos digo: vereis o céu aberto e os…

    Continuar lendo