10/12 – Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho.

10/12 – Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho.

Domingo, 10 de dezembro de 2023.

 

Evangelho (Mc 1,1-8)

“Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho.”

1Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. 2Está escrito no livro do profeta Isaías: “Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho. 3Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!’” 4Foi assim que João Batista apareceu no deserto, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados. 5Toda a região da Judeia e todos os moradores de Jerusalém iam ao seu encontro. Confessavam os seus pecados e João os batizava no rio Jordão. 6João se vestia com uma pele de camelo e comia gafanhotos e mel do campo. 7E pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. 8Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”.

 

Reflexão

 

Na Sagrada Escritura vamos encontrar diversos mensageiros divinos, os próprios apóstolos foram mensageiros de Cristo. Mas, segundo o testemunho da própria Sagrada Escritura, o mensageiro mais próximo de Jesus foi João Batista. Ele é próximo de Cristo seja do ponto de vista temporal e também por aquilo que ele pregava. Era da mesma família. Ambos começaram a sua pregação chamando à conversão devido à proximidade do Reino. João Batista nos é apresentado como o ideal de pregador de Cristo. Bem, sabemos que servir a Deus é um grande privilégio. Servindo a Deus procuramos fazer a sua vontade e isso não é nada humilhante. Às vezes alguém pode se sentir humilhado quando obedece a outro, mas no caso da obediência a Deus isso não cabe. Deus é o Criador e nós somos suas criaturas. Quem obedece a Deus realiza suas atividades em diálogo com Ele, e isso se realiza pela oração. Assim fazemos contemporaneamente a vontade de Deus e a nossa. Se agimos em diálogo com Deus, estamos também seguros que somos chamados a grandes coisas. Deus é grande e, portanto, não envia ninguém para uma obra que não seja importante. No grande mosaico do universo é importante até mesmo a menor das pedrinhas. Cada um de nosso trabalho, toda atividade humana tem sentido na integridade da missão divina, na família, na sociedade, na Igreja. Onde quer que estejamos, somos mensageiros de Deus. Isto nós descobriremos plenamente no último momento de nossa vida, onde serão convidados todos os embaixadores de Cristo.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    23/07 – Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?
    11 de julho de 2024 Reflexão do Evangelho
    23/07 – Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?

    Terça-feira, 23 de julho de 2024.   Evangelho (Mt 12,46-50)   “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?   Naquele tempo, 46enquanto Jesus…

    Continuar lendo
    14/11 – O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão.
    9 de novembro de 2021 Reflexão do Evangelho
    14/11 – O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão.

    Domingo, 14 de novembro de 2021. XXXIII TC   Evangelho (Mc 13,24-32)   “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão”…

    Continuar lendo
    15/12 – Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras
    8 de dezembro de 2023 Reflexão do Evangelho
    15/12 – Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras

    Sexta-feira, 15 de dezembro de 2023.   Evangelho (Mt 11,16-19)   “Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras”   Naquele tempo, disse…

    Continuar lendo