12/01 – Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto.

12/01 – Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto.

Quarta-feira, 12 de Janeiro de 2022.

Evangelho (Mc 1,29-39)

 

“Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto”.

Naquele tempo, 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los. 32À tarde, depois do pôr do sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era.35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”. 38Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. 39E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.

 

Reflexão

Jesus desenvolve uma intensa atividade em Cafarnaum, num espaço de dois dias. Cura muito doentes. Uma cura que se destaca é a da sogra de Pedro, cuja febre foi cessada após Jesus a tomar pela mão. E depois de curada, ela colocou-se a servi-los. Assim, todos os que são salvos por Cristo devem entregar-se, como ela, ao serviço dos outros na comunidade humana e eclesial. Jesus curou ainda uma multidão de doentes que foram trazidos a Ele. Entre estes, curou os “endemoniados”, que captam a identidade de Jesus. As curas milagrosas de Jesus evidenciam o seu poder salvador. Mas, como assinala o evangelista, Jesus tem esse poder de cura devido a sua comunhão com o Pai, com quem se mantém unido pela oração: “Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto”. E todos procuram Jesus. Ele sabe que o procuravam por interesse, para o instrumentalizar como curandeiro. A resposta de Jesus é clara: “vamos a outros lugares, às aldeias próximas, para pregar ali também, pois foi para isso que eu vim”. A salvação de Deus que Jesus traz não tem fronteiras, é para todos e sem exceções. Jesus é solidário com a dor humana. Ele carrega as nossas doenças.

 

 Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    20/04 – Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna.
    10 de abril de 2023 Reflexão do Evangelho
    20/04 – Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna.

    Quinta-feira, 20 de abril de 2023.   Evangelho (Jo 3,31-36)   “Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna”   31“Aquele que vem do…

    Continuar lendo
    17/12 – Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo.
    12 de dezembro de 2022 Reflexão do Evangelho
    17/12 – Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo.

    Sábado, 17 de dezembro de 2022.   Evangelho (Mt 1,1-17)   “Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado…

    Continuar lendo
    UniSALESIANO realiza 6ª Vigília da Misericórdia com forte adesão da comunidade acadêmica
    30 de abril de 2025 Notícias
    UniSALESIANO realiza 6ª Vigília da Misericórdia com forte adesão da comunidade acadêmica

    A Pastoral Universitária do UniSALESIANO promoveu, na noite de 10 de abril, a 6ª edição da Vigília da Misericórdia. Realizado no Centro de Convivência da Instituição, o evento…

    Continuar lendo