15/03 – Não é este a quem procuram matar?

15/03 – Não é este a quem procuram matar?

Sexta-feira, 15 de março de 2024.

 

Evangelho (Jo 7,1-2.10.25-30)

 

“Não é este a quem procuram matar?”

 

Naquele tempo, 1Jesus andava percorrendo a Galileia. Evitava andar pela Judeia, porque os judeus procuravam matá-lo. 2Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas. 10Quando seus irmãos já tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente mas sim como que às escondidas. 25Alguns habitantes de Jerusalém disseram então: “Não é este a quem procuram matar? 26Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias? 27Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde é”. 28Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, 29mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou”. 30Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora.

 

Reflexão

 

Muitos acreditavam que o Messias deveria nascer em Belém, outros pensavam que talvez vivesse escondido em qualquer lugar secreto, até mesmo no céu, esperando o momento para se manifestar em Jerusalém. Em Nazaré Jesus também vivia escondido esperando o momento para assumir a sua missão. Quanto a origem de Jesus, sabemos que ele também veio do céu, mas também ninguém sabia disso. Maria guardava tudo em segredo e Jesus não revela a sua verdadeira identidade. Por isso, a conclusão dos hebreus é esta que vemos aqui no texto: “Este aí, sabemos de onde veio”. Também nós não sabemos nada uns dos outros, julgamos somente baseados na aparência e às poucas informações que temos. Por isso os nossos juízos são muitas vezes equivocados. Portanto, o evangelho nos proíbe de julgas os outros. Quanto a Jesus, Ele assegura ter vindo do Pai. Deus é com Ele. Assim como Cristo está com os discípulos no mundo. Jesus é o “Emanuel”, isto é, o Deus conosco. O pai que é Verdade confia a sua missão ao Filho que também pode dizer “Eu sou a Verdade” (Jo 14,6). E quem na história anuncia a história de Cristo, também diz a verdade.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    17/05 – Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim.
    15 de maio de 2025 Reflexão do Evangelho
    17/05 – Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim.

    Sábado, 17 de maio de 2025.   Evangelho (Jo 14,7-14)   “Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim.”   Naquele tempo,…

    Continuar lendo
    11/04 – Pobres, sempre tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis.
    6 de abril de 2022 Reflexão do Evangelho
    11/04 – Pobres, sempre tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis.

    Segunda-feira, 11 de abril de 2022.   Evangelho (Jo 12,1-11)   “Pobres, sempre tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis”   1Seis dias…

    Continuar lendo
    07/01 – Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar.
    5 de janeiro de 2022 Reflexão do Evangelho
    07/01 – Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar.

    Sexta-feira, 07 de janeiro de 2022.   Evangelho (Lc 5,12-16)   “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”   12Aconteceu que Jesus…

    Continuar lendo