15/07 – …todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do Pai que está nos céus.
Sábado, 15 de julho de 2023.
Evangelho (Mt 10,24-33)
“…todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do Pai que está nos céus.”
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 24“O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. 25Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares! 26Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! 29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. 32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus.
Reflexão
No Evangelho de hoje Jesus nos pede de não termos medo. O medo faz com que nos mantenhamos fechados, presos em nós mesmos. A cultura de hoje instiga as pessoas, principalmente nós que cremos, a vivermos fechados em um casulo de intimismo, amedrontados pelas ideias anticristãs propagadas por muitos na intenção de fazerem sentir-se equivocados aqueles que procuram viver o evangelho. Mas sabemos que o que Jesus ensina no seu Evangelho não é contra ninguém. O Evangelho não discrimina ninguém. Jesus quer estejamos plenamente realizados, esta é a meta. Por isso, não podemos ter medo de anunciar a Palavra de Jesus. Quem crê precisa permitir que a sua fé contamine toda a sua vida. Quem crê precisa permitir que a sua fé seja contagiante em todos os ambientes em que vive. É como diz o evangelho: “uma luz acesa não pode estar escondida debaixo da cama”. Mas o evangelho não é ostentação. O Evangelho pede que não tenhamos medo de viver o que acreditamos abertamente, sem medo de ser “diferente”. Se eu descobrir os valores do Evangelho, não posso ter medo de vivenciar tudo isso no meu ambiente de trabalho. Os valores do Evangelho precisam ser vividos nas minhas relações, na política ou em qualquer outro âmbito da vida. Se o Evangelho com seus valores é verdadeiro, não pode ser verdadeiro só para mim, mas tem que se tornar verdadeiro para o outro também. A fé não é algo privativo. Quem crê tem a responsabilidade de levar os valores do evangelho naquilo que faz e que vive. Como nos diz Jesus: “Não tenhais medo!”
Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB