14/12 – Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista.

14/12 – Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista.

Quinta-feira, 14 de dezembro de 2023.

 

Evangelho (Mt 11,11-15)

 

“Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista”.

 

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 11“Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. 12Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam. 13Com efeito, todos os Profetas e a Lei profetizaram até João. 14E se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. 15Quem tem ouvidos, ouça”.

 

Reflexão

 

Entre os nascidos de mulher, nenhum é maior do que João Batista. Esta afirmação de Jesus é muito forte, João Batista é maior do que Moisés, Elias… Para os que viviam com Jesus esta afirmação deve ter produzido um espanto. Mas o que Jesus está querendo dizer é que em João Batista conflui toda a história que o precede, mas a diferença entre os outros é que ele possui o privilégio, a grandeza de ver com os próprios olhos o fim da promessa que está nascendo no cumprimento, que é Jesus. “No entanto, o menor no reino dos Céus é maior do que ele”, prossegue Jesus. Mas a grandeza de João não se compara ao menos do reino de Deus que justamente porque quem faz parte do reino de Deus possui a dignidade de filho. E ser filho tem maior importância do que ser o “melhor” dos homens. Um filho tem um pai. Um filho tem uma casa. Um filho é amado. É esta a nossa força: sermos filhos, também se não temos nada da coerência e da grandeza humana de João Batista, que permanece, porém, o sinal mulher que Jesus poderia escolher para ser anunciado. “Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam”. Desde Abel, todos aqueles que são da parte de Deus carregam consigo a violência que cai sobre eles. Também os que são da parte de
Deus padecem a violência. O único modo para não ter problemas com o mal é colocar-se à parte dele. Somente deste modo te deixará em paz. Também Jesus se encontrou com o mal e a cruz foi sua batalha definitiva contra o mal.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    10/06 – Bem-aventurados…
    5 de junho de 2024 Reflexão do Evangelho
    10/06 – Bem-aventurados…

    Segunda-feira, 10 de junho de 2024.   Evangelho (Mt 5,1-12)   “Bem-aventurados…”   Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os…

    Continuar lendo
    15/10 – Porque muitos são chamados, e poucos são escolhidos
    4 de outubro de 2023 Reflexão do Evangelho
    15/10 – Porque muitos são chamados, e poucos são escolhidos

    Domingo, 15 de agosto de 2023.   Evangelho (Mt 22,1-14)   “Porque muitos são chamados, e poucos são escolhidos”.   Naquele tempo, 1Jesus voltou a…

    Continuar lendo
    11/08 – Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.
    2 de agosto de 2022 Reflexão do Evangelho
    11/08 – Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.

    Quinta-feira, 11 de agosto de 2022.   Evangelho (Mt 18,21-19,1)   “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete”   Naquele tempo,…

    Continuar lendo