18/03 – José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.

18/03 – José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.

Sábado, 18 de março de 2023. Solenidade de São José

 

Evangelho (Mt 1,16.18-21.24)

 

“José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.”

 

Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 24aQuando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.

 

Reflexão

 

Celebrar São José é recordar que o cristianismo será vitorioso somente se vivido ao modo deste grande homem. São José foi um homem como nós que se encontrava com a vida cheia de acontecimentos delicados. Quem mais do que ele podia lamentar-se, encher-se de raiva e fugir. No entanto, ele permanece ali, nas coisas que lhe acontecem e que ao final se revelam como história da salvação. Olhando suas escolhas entendemos, por exemplo, que diante de uma dificuldade, de uma dor, de um acontecimento inesperado, não serve ficar refletindo muito, pensar, analisar, o que precisa ser feito é acolher como uma chave de leitura que é puro dom do Espirito Santo. Os sonhos de José são um sinal de sua vida espiritual. Ele, com seus raciocínios chega a uma solução humanamente justa, mas ao mesmo tempo equivocada, eis, agora, que Deus intervém e faz com que ele veja a partir de uma nova perspectiva. A oração é o lugar onde os nossos pensamentos recebem um horizonte maior. Cada vez que José deverá enfrentar situações semelhantes agirá sempre da mesma maneira: oração e enfrentamento: reza e toma a responsabilidade do que lhe está diante naquele momento; reza e aprende a afrontar com o seu possível as coisas que lhe estão acontecendo. Não existem efeitos especiais na sua experiência, é ele que é especial porque é o emblema da confiança. Neste sentido toda a sua personalidade está centrada neste detalhe:Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado”. Não existe outra maneira para realizar os sonhos se não se levantando e colocando-se no jogo aprendendo o dom de si mesmo.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    08/08 – Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!
    2 de agosto de 2023 Reflexão do Evangelho
    08/08 – Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!

    Terça-feira, 08 de agosto de 2023.   Evangelho (Mt 14,22-36)   “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!”   Depois que a multidão comera até saciar-se,…

    Continuar lendo
    05/03 – Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão.
    3 de março de 2022 Reflexão do Evangelho
    05/03 – Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão.

    Sábado, 05 de março de 2022.   Evangelho (Lc 5,27-32)   “Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”  …

    Continuar lendo
    20/02 – …se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes.
    19 de fevereiro de 2024 Reflexão do Evangelho
    20/02 – …se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes.

    Terça-feira, 20 de fevereiro de 2024.   Evangelho (Mt 6,7-15)   “…se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que…

    Continuar lendo