18/11 – Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!

18/11 – Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!

Segunda-feira, 18 de novembro de 2024.

 

Evangelho (Lc 18,35-43)

 

“Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”

 

35Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. 36Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. 37Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. 38Então o cego gritou: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” 39As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 40Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: 41“Que queres que eu faça por ti?” O cego respondeu: “Senhor, eu quero enxergar de novo”. 42Jesus disse: “Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou”. 43No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus.

 

Reflexão

 

O Evangelho de hoje nos apresenta o encontro do cego com Jesus. O cego quer “ver”. Existe um provérbio que diz: “Pior cego é aquele que não quer ver”. De fato, existe a cegueira física, mas também existe a cegueira quando a pessoa não vê mais para onde está andando na vida. É exatamente isso que acontece quando o horizonte do sentido é obscurecido, isto é, nos tornamos cegos e ficamos no escuro. A vida não é mais vida, mas um inferno onde buscamos sobreviver mendigando a existência. Mas existe um milagre antes mesmo do milagre acontecer. O desejo de encontrar Alguém que possa dar de volta o que a vida lhe há roubado, o que é o caso do cego do Evangelho. Para nós, a nossa primeira verdadeira cura não é tanto daquilo que nos aflige, mas é a cura que deve acontecer nos nossos desejos mais profundos. Quando se adoece o nosso profundo desejo de felicidade, é difícil conseguir encontrar uma graça que nos mude a existência. Não somos capazes de acolher até o fim, se não o que desejamos verdadeiramente, e o cego do Evangelho de hoje deseja fortemente o encontro com Jesus. E ele grita, e é justamente este desejo gritado que chama a atenção de Jesus. O ponto crucial de todo milagre, a origem de todo milagre é: a cura do desejo, isto é, daquilo que se deseja verdadeiramente, até o ponto de poder dizer em alta voz, pedi-lo, implorá-lo ao Senhor, e só a humildade de acolher aquilo que não está mais nas nossas capacidades, ao nosso alcance. O Senhor não nos pede de conseguirmos, mas de termos fé que Ele ao invés, pode nos conceder. A fé faz nascer a possibilidade que não podemos fazer acontecer sozinhos.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    25/12 – … e a Palavra era Deus.
    15 de dezembro de 2023 Reflexão do Evangelho
    25/12 – … e a Palavra era Deus.

    Segunda-feira, 25 de dezembro de 2023. – Natal   Evangelho (Jo 1,1-18)   “… e a Palavra era Deus”   1No princípio era a Palavra,…

    Continuar lendo
    UniSALESIANO ganha capela com artes sacras do capixaba Romolo Picoli Ronchetti
    10 de dezembro de 2021 Eventos
    UniSALESIANO ganha capela com artes sacras do capixaba Romolo Picoli Ronchetti

    Para o artista, a Arte Litúrgica exige uma proximidade e uma familiaridade com as próprias fontes da liturgia. A nova capela do UniSALESIANO, que será…

    Continuar lendo
    01/02 – Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem
    22 de janeiro de 2024 Reflexão do Evangelho
    01/02 – Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem

    Quinta-feira, 01 de fevereiro de 2023.   Evangelho (Mc 6,7-13)   “Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem”   8Recomendou-lhes que não…

    Continuar lendo