20/12 – Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo.

20/12 – Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo.

Sexta-feira, 20 de dezembro de 2024.

 

Evangelho (Lc 1,26-38)

 

“Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo”

 

Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

 

Reflexão

 

Hoje celebramos Nossa Senhora do Rosário e o Evangelho nos apresenta este episódio tão importante da encarnação do Verbo escrito por S. Lucas. É relendo este episódio que nós entendemos que Deus entra na história através da liberdade e disponibilidade desta mulher. Por isso existe um diálogo: uma pergunta e uma resposta. O anjo não só dá informações a Maria, mas lhe descreve o que está para acontecer. O momento da encarnação acontece no mesmo instante do “Sim” de Maria. Este sim é pronunciado não obstante o medo, as interrogações, as incompreensões do Mistério que se colocava diante de Maria. O Evangelho nos coloca um segredo: o único modo para que a nossa vida tenha sentido é acolher a vida assim como o Senhor a nos propõe, dando lugar aos acontecimentos também quando estes nos amedrontam e nos causam confusão. A fé de Mara é a fé em uma obra de Deus que ainda é Mistério. Ela confia em Deus apesar de tudo. Ela cultiva uma confiança que é maior do que o que deve afrontar. É neste abandono confiante que se encontra o início da redenção assim como a conhecemos. Hoje é o dia propício para pedirmos ao Senhor a Graça de saber dizer “sim” a tudo aquilo que neste momento a vida nos coloca, e assim descobrir que também no ‘seio’ da nossa vida o Verbo se fez carne.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    26/03 – Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá.
    21 de março de 2023 Reflexão do Evangelho
    26/03 – Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá.

    Domingo, 26 de março de 2023.   Evangelho (Jo 11,1-45)   “Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá.”   Naquele tempo, 3as irmãs de…

    Continuar lendo
    01/10 – Em verdade eu vos digo que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus.
    25 de setembro de 2023 Reflexão do Evangelho
    01/10 – Em verdade eu vos digo que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus.

    Domingo, 01 de outubro de 2023.   Evangelho (Mt 21,28-32)   “Em verdade eu vos digo que os publicanos e as prostitutas vos precedem no…

    Continuar lendo
    Acadêmicos do Curso de Medicina participam da Missa do Cadáver em Laboratório de Anatomia
    23 de março de 2023 Notícias
    Acadêmicos do Curso de Medicina participam da Missa do Cadáver em Laboratório de Anatomia

    A cerimônia contou com a colaboração dos agentes de pastoral, João Paulo Galdino e Luís Alexandre   A Missa do Cadáver para acadêmicos do 1º termo do Curso…

    Continuar lendo