03/05 – Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida

Segunda-feira, 03 de maio de 2021.

Evangelho (Jo 14, 6-14)

 

“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”.

Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.

 

Reflexão

“Ninguém vai ao Pai senão por mim”. Em termos positivos, esta frase de Jesus poderia ser escrita de uma outra forma: “todo mundo pode ir ao Pai através de mim”. Recordamos, neste mesmo sentido, outra frase de Jesus: “sem mim, nada podeis fazer” (Jo 15,5). Mas afinal, o que tudo isso quer dizer? Simples: com ele nós podemos fazer tudo. O que importa é que nós precisamos compreender a fundo os conselhos de Jesus para podermos colocá-los em prática.

Filipe não compreendeu no início a fala de Jesus e, graças a sua incompreensão, nós dispomos de uma nova direção para seguir as orientações fundamentais da nova vida aqui na terra. O objetivo final é a nova volta à casa paterna. Deus nos criou e, se formos fiéis, voltaremos para Ele. Por isso, Jesus disse: ”Eu sou o Caminho”. Ele é o único caminho que nos leva ao Pai. Em tudo e para tudo busquemos o fundamento sólido de nova filiação divina. Não podemos nos recordar disso somente nos momentos de dificuldade, mas em todos os momentos do dia a dia da nossa vida. Jesus nos disse que Ele é o Caminho e que, se a Ele recorrermos, ele nos conduzirá ao Pai. A Deus Pai, para ressaltar assim a sua paternidade e ao mesmo tempo nossa filiação.

Jesus é o caminho verdadeiro que nos leva à felicidade eterna. Essa declaração de Jesus é destinada a todos os homens e mulheres, mas, especialmente, a nos que dissemos estar dispostos a levar a sério a nova vocação de sermos cristãos.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb