04/05 – O servo não é maior que seu senhor.

Sábado, 04 de maio de 2024.

 

Evangelho (Jo 15,18-21)

 

“O servo não é maior que seu senhor”

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. 19Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia. 20Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”.

 

Reflexão

 

“Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia.”

 

Uma fé que fecha os olhos ao mundo até estamos de acordo é um alarme que diz que no nosso modo de viver o Evangelho entrou a mentalidade mundana. Por sua natureza a fé é um corpo estranho para o mundo. De fato, se a cultura contemporânea é toda construída sobre o individualismo e sobre a economia, de nenhum modo o Evangelho pode descer a compromissos com uma mentalidade semelhante, e por isto automaticamente quem vive diversamente é olhado com suspeita ou com desprezo pela maioria. Mas a ninguém agrada se sentir como uma voz “fora da tonalidade” e assim preferimos adequarmo-nos à massa que testemunhar até o fim a diversidade que nos ensinou Jesus. Ao mesmo tempo é sempre perigoso quem goza excessivamente desta diversidade até o ponto de se tornar um fanático da fé. Na realidade devemos ser sempre humildes, porque os humildes sãos obstinados naquilo que consideram verdadeiro e não usam de presunções em testemunhá-lo. Sem esta humildade teremos somente duas alternativas: ou sermos desonestos ou nos tornamos fanáticos. A nós como solução existe a recomendação do próprio Jesus: Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”. Devemos sempre ter a coragem de ler a nossa vida marcada com a vida de Jesus. Não podemos nos esquecer que como cristãos somos chamados a ser “outro Cristo”, e para isto na história de Jesus encontramos a nossa estrada que é a estrada que não desvia da Cruz, mas conhecemos também o nosso destino que é a vitória da Ressurreição.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.