06/05 – Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.

Segunda-feira, 06 de maio de 2024.

 

Evangelho (Jo 15,26-16,4)

 

“Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.”

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15,26“Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. 27E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. 16,1Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. 2Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. 3Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim. 4aEu vos digo isto, para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora”.

 

Reflexão

 

Dar testemunho é tornar visível o que não se consegue ver. Este é o papel do Espirito Santo é este o papel de cada cristão: “Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo”. Mas tornar visível o invisível é possível somente através dos efeitos. De fato, o sal dissolvido na comida fala da sua presença somente através do sabor. O fermento colocado na massa fala da sua presença somente através da fermentação. E assim o Cristo se torna visível na história somente através da nossa santidade. É esta grande responsabilidade que compartilhamos com o Espirito Santo: tornar visível Cristo através da santidade. O Espirito santifica, e cada um de nós deveria oferecer a própria santidade como prova da presença de Cristo na história. Mas muitas vezes a santidade é mostra uma vida contra a corrente. Jesus o diz explicitamente na página do Evangelho de hoje para que ninguém se sinta enganado quando se encontra na situação de dever “ir contra” para poder “agir justamente”: Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim. 4aEu vos digo isto, para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora”. Para muitos de nós estas palavras podem ter um sabor de história muito distante, mas muitos de nossos irmãos e irmãs justamente hoje em diversas partes do mundo sofrem a perseguição e em muitos casos a morte. Interessar-se por eles, conhecer a sua história, pensar na heroicidade da sua fé, poderá quem sabe nos afastar de uma fé aburguesada que confunde o testemunho com um simples voluntariado feito para sentir-se melhores e em paz com a consciência.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.