09/05 – Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo.

Quinta-feira, 09 de maio de 2024.

 

Evangelho (Jo 16,16-20)

 

“Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”. 17Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’”. 18Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”. 19Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: ‘Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?’ 20Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.

 

Reflexão

 

“Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”

 

Não podemos entender o evangelho de hoje se não levarmos em consideração que estamos refletindo o capítulo 16 do Evangelho de João cujo ponto central é a paixão de Jesus. O momento aqui narrado acontece um pouco antes da morte de Jesus. Não o ver faz referência à sua morte e sepultura, o revê-lo faz referência à sua ressurreição, mas isto os discípulos justamente não conseguem entender. Exatamente como é difícil para cada um de nós entender qual é o sentido da escuridão que tantas vezes somos obrigados a viver. No coração de cada uma das nossas “sextas-feiras santas” reina a confusão, o medo, a desmotivação. Quando se sofre, quando se “está na cruz” não somos capazes de compreender jamais o sentido de tudo. Como pode Deus permitir isso, e onde na verdade está nos conduzindo? São questionamentos que quando pronunciamos no coração de um sofrimento, são destinadas a permanecer sem resposta. É assim que acontece também a Jesus. Mas Ele nos ensina que em semelhante situação não precisamos ficar presos aos nossos questionamentos, mas precisamos confiar. “Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?’ 20Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”. O mundo ao qual se refere Jesus é o mundo baseado no ódio, no mal e no egoísmo. Em alguns momentos a cruz parece a vitória do mal. Mas esta alegria é destinada a um fim. Existe de fato algo que ninguém sabe, ou seja, a surpresa da ressurreição. A nós muitas vezes falta esta fé, esta confiança para além de qualquer “por que” que não conseguimos responder.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.