11/05 – Em verdade, em verdade vos digo, se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará.

Sábado, 11 de maio de 2024.

 

Evangelho (Jo 16,23-28)

 

“Em verdade, em verdade vos digo, se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará”

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 23b“Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará. 24Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis; para que a vossa alegria seja completa. 25Disse-vos estas coisas em linguagem figurativa. Vem a hora em que não vos falarei mais em figuras, mas claramente vos falarei do Pai. 26Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que vou pedir ao Pai por vós, 27pois o próprio Pai vos ama, porque vós me amastes e acreditastes que eu vim da parte de Deus. 28Eu saí do Pai e vim ao mundo; e novamente parto do mundo e vou para o Pai”.

 

Reflexão

 

No evangelho de hoje nos é revelado o segredo de toda oração: “Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará. Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis; para que a vossa alegria seja completa”. Cada oração só é oração se é oração do Filho. Pedir em seu nome significa assumir diante de Deus a mesma posição de Jesus. Deus não rejeita nada de bom ao Filho porque o ama. Jesus tornou cada um de nós como Ele: filhos únicos. E basta recordar-se disto para entendermos que o objetivo de toda oração é nos dar a verdadeira alegria. Muitas vezes, no entanto, as nossas orações parecem mais súplicas colocadas ali com a ânsia, o desespero de sermos escutados. Não precisamos pensar jamais que Deus precisa ser convencido sobre o nosso bem, ao contrário, somos nós que devemos nos convencer que somos amados em todos os detalhes por Ele. Nem sempre, porém, aquilo que pensamos ser para nós um bem nós o recebemos. É nesta hora que a nossa fé deve se tornar mais decidida e forte. Também Jesus ora no Getsemani para ser libertado da morte, e parece que Deus não o escute. Mas Jesus confia no Pai, também se tem a sensação de ter sido abandonado, e ao final, é justamente esta confiança que faz entender de ter recebido o melhor. Também nós precisamos aprender este tipo de conversão. Também nós devemos deixar que Jesus nos fale claramente de Deus rompendo todas as imagens falsas que criamos Dele: Disse-vos estas coisas em linguagem figurativa. Vem a hora em que não vos falarei mais em figuras, mas claramente vos falarei do Pai. Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que vou pedir ao Pai por vós, pois o próprio Pai vos ama, porque vós me amastes e acreditastes que eu vim da parte de Deus”. A vida espiritual e aprender a levantar o véu que está sobre Deus e começar a falar com Ele e não mais simplesmente falar Dele na terceira pessoa. Jesus nos anuncia isto. Virá o dia no qual seremos convencidos de sermos amados e que não perguntaremos mais nada simplesmente porque o amor sabe de que coisa precisamos sem que precisemos abrir a boca.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.