14/05 – Muito mais felizes são aquele que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática.

Terça-feira, 14 de maio de 2024.

 

Evangelho (Lc 11,27-28)

 

“Muito mais felizes são aquele que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”

 

Naquele tempo, 27enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. 28Jesus respondeu: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”.

 

Reflexão

 

Uma mulher grita no meio da multidão: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. É quase uma oração, a mulher bendiz a Jesus e a Sua Mãe Maria. Mas, por mais bela que seja, Jesus corrigi a mulher dizendo: “Muito mais felizes são aquele que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”. E aqui, nesta firmação de Jesus é que ressaltamos em Maria a sua capacidade de escutar a Palavra de Deus e de colocá-la em prática. Também nós somos chamados a sermos como Maria, também somos chamados a escutar e colocar em prática o que Jesus nos diz. O nosso parentesco com Jesus não está no sangue, mas no coração e nas decisões que tomamos iluminados pela Palavra. Toda a história da Igreja é plena de prolongamento da atitude de Maria, pois onde existir uma experiência de santidade, se ritualiza novamente o que Maria fez por primeira e de maneira definitiva: escutar e colocar em prática. O Jesus de Maria não é uma teoria, mas um homem, um fato. A nossa fé não pode ser somente doutrina e moralidade, mas ações concretas. Isto faz de nós ‘agraciados’, ‘felizes’. O mistério do cristianismo não se baseia em ‘eleitos’, mas em pessoas como cada um de nós que podemos nos tornar exatamente como Maria.


Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.