21/06 – Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida!

21/06 – Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida!

Terça-feira, 21 de junho de 2022.

 

Evangelho (Mt 7,6.12-14)

 

“Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida!”

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6“Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com os pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem. 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. 13Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! 14Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram”!

 

Reflexão

 

As palavras do evangelho de hoje são muito duras. Fala de “cães”, “porcos”, de “porta estreita”, em resumo, trata da radicalidade sem compromissos do caminho cristão para a santidade. Utilizando de tais palavras, Jesus não quer suscitar o ódio para com algumas categorias de pessoas, mas Ele quer suscitar a prudência. A finalidade é não expor inutilmente o Evangelho à troça, tendo por resultado provocar a profanação sem vantagem alguma para a fé. A palavra anunciada sem discrição pode ser rejeitada e pisada; pelo contrário, o testemunho de vida, que atua silenciosamente na humildade, marca profundamente. A pratica da caridade, exemplificada no evangelho como a “regra de ouro”, “tudo quanto quiserdes que os homens vos façam, fazei-o também a eles”, fala por nós: é a porta estreita por onde se deve passar, renunciando a comodidade de uma caminhada marcada pelas exigências do egoísmo, para escolher o caminho do empenho total pelo Reino dos Céus. Jesus trata das duas portas: a porta estreita, que conduz ao caminho da vida; e a porta larga, que se abre para o caminho da perdição. O importante a ser ressaltado aqui e que se encontra na centralidade da lei é o amor. O Evangelho anuncia um amor sem fronteiras, que derruba todas as barreiras, um amor que tem exemplo no amor de Deus. O valor absoluto desse amor determina toda a vida. Mas esse amor exige um caminho radical, sem cedências, uma caminhada difícil, mas não sem sentido. Este amor que não é um amor elitista, mas universal passa através da nossa vida, precisa da nossa vida para manifestar-se a todos os homens.

 

Pe. Paulo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    02/03 – Quando jejuardes não fiques com o rosto triste como os hipócritas.
    25 de fevereiro de 2022 Reflexão do Evangelho
    02/03 – Quando jejuardes não fiques com o rosto triste como os hipócritas.

    Quarta-feira, 02 de março de 2022. – Cinzas   Evangelho (Mt 6,1-6.16-18)   “Quando jejuardes não fiques com o rosto triste como os hipócritas”  …

    Continuar lendo
    28/12 – …é Raquel que chora seus filhos e não quer ser consolada…
    27 de dezembro de 2021 Reflexão do Evangelho
    28/12 – …é Raquel que chora seus filhos e não quer ser consolada…

    Terça-feira, 28 de dezembro de 2021.   Evangelho (Mt 2,13-18)   “…é Raquel que chora seus filhos e não quer ser consolada…”   13Depois que…

    Continuar lendo
    12/09 – Tu és o Messias
    3 de setembro de 2021 Reflexão do Evangelho
    12/09 – Tu és o Messias

    Domingo, 12 de setembro de 2021.   Evangelho (Mc 8,27-35)   “Tu és o Messias”.   Naquele tempo, 27Jesus partiu com seus discípulos para os…

    Continuar lendo