21/10 – Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus.
Sábado, 21 de outubro de 2023.
Evangelho (Lc 12,8-12)
“Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus.”
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 8“Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus. 9Mas aquele que me renegar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus. 10Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. 11Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados como ou com que vos defendereis, ou com o que direis. 12Pois, nessa hora o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”.
Reflexão
“Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado”. Raramente Jesus é tão enérgico como neste trecho do evangelho de hoje. É como se Jesus dissesse: “falem de mim, mas deixem fora o Espírito Santo. Não toquem no Amor. Não falem mal do Amor que ama”. Porque no fundo este é o Espírito Santo: O Amor que o Pai tem pelo Filho; é o Amor que o Filho tem pelo Pai. É o Amor que ama. Se para nós o amor está no nível do sentimento, em Deus este Amor é Alguém, não simplesmente um “feeling” entre duas pessoas. A Terceira Pessoa da Trindade é o Amor em ato. Muitos perguntam o que significa o “pecado contra o Espírito Santo”. Se contemplamos uma bela paisagem que está à frente da nossa janela, uma paisagem que realmente nos comove, mesmo sendo o que somos, pecadores ou não, esta paisagem não vai mudar, vai estar sempre ali. A beleza está ali, mas não se impõe ao meu olhar. Poderia me afastar da janela ou manter meus olhos fechados. Decidindo permanecer com olhos fechadas, quanta beleza entraria em mim? Certamente que nenhuma. Eis o que significa o pecado contra o Espírito Santo, é estar diante da Luz e permanecer obstinadamente com os olhos fechados. Escolho permanecer na escuridão. Fazer esta escolha pela escuridão é um pecado que não me pode ser perdoado porque a misericórdia de Deus não pode obrigar-me a abrir os olhos forçadamente, Deus não pode salvar-me se eu não escolho ser salvo. Se não fosse assim, onde estaria a minha liberdade? Onde estaria o amor? Não pode perdoar alguém que não aceita ser perdoado, ou amar alguém que não aceita o amor. Por isso a condição que prevalece ao amor e ao perdão é a liberdade.
Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.