22/01 – O que é permitido ao sábado: fazer o bem ou o mal?

22/01 – O que é permitido ao sábado: fazer o bem ou o mal?

Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025.

Evangelho (Mc 3,1-6)

“O que é permitido ao sábado: fazer o bem ou o mal?”

Naquele tempo, 1 Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 2 Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3 Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!” 4 E perguntou-lhes: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas eles nada disseram. 5 Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: “Estende a mão.” Ele a estendeu e a mão ficou curada. 6 Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.

Reflexão

Estamos mais uma vez diante da controvérsia do sábado. Jesus cura o homem do braço paralisado em dia de sábado. Agora é o próprio Jesus que viola a Lei. Os inimigos de Jesus já estavam à espreita, esperando Jesus fazer algo para depois acusá-lo. E por isso Jesus lhes pergunta sobre o que fazer no dia de sábado, o bem ou o mal? Curar um homem ou não? Jesus torna evidente a desumanidade da lei sabática. Quando se absolutizam a lei, as constituições, os estatutos e instituições como valor supremo, deixam de estar ao serviço do homem e de Deus. O que está evidente neste episódio do evangelho é a relação entre a novidade do evangelho e as velhas instituições mosaicas. O que Jesus está propondo é uma religião em espírito e verdade que não se baseia em mediações de tempo e lugar, sacralizadas pelo homem, tais como a lei, o templo, os sacrifícios, o jejum e o sábado, mas na iniciativa amorosa de Deus que, por Cristo, entrou na história e raças humanas para libertar o homem, salvá-lo e elevá-lo à condição de filho seu. A resposta do homem é a fé de quem escuta com atenção a palavra de Deus e a cumpre com amor. Toda a vida do cristão é tempo de graça, tempo da palavra e do espírito. E o Espírito que recebemos de Cristo é liberdade e coragem para viver na alegria e na esperança.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    UniSALESIANO celebra conquistas de formandos de sete cursos da área da saúde
    19 de janeiro de 2024 Notícias
    UniSALESIANO celebra conquistas de formandos de sete cursos da área da saúde

    O evento, realizado na noite de 20 de dezembro, reuniu formandos, amigos, familiares e membros da Instituição A Igreja Universitária do UniSALESIANO foi palco da solene cerimônia…

    Continuar lendo
    “Eu e Cristo” fortalece espiritualidade de membros do Colégio e UniSALESIANO
    7 de novembro de 2023 Notícias
    “Eu e Cristo” fortalece espiritualidade de membros do Colégio e UniSALESIANO

    O sucesso do retiro foi fruto do trabalho conjunto de uma equipe dedicada, composta por aproximadamente 30 pessoas   Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental…

    Continuar lendo
    22/07 – Rabunni.
    27 de julho de 2022 Reflexão do Evangelho
    22/07 – Rabunni.

    Sexta-feira, 22 de julho de 2022.   Evangelho (Jo 20,1-2.11-18)   “Rabunni!”   1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus,…

    Continuar lendo