23/08 – O Reino dos céus é como um tesouro escondido no campo.

23/08 – O Reino dos céus é como um tesouro escondido no campo.

Terça-feira, 23 de agosto de 2022.

 

Evangelho (Mt 13,44-46)

 

“O Reino dos céus é como um tesouro escondido no campo”

 

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“O Reino do Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

 

Reflexão

 

“Tesouro escondido”, é a palavra que Jesus utilizou para definir o “Reino dos céus”. Não é algo evidente, precisa ser descoberto e precisamos de tempo para descobri-lo. Muitas vezes somos nós mesmos que enterramos este ‘tesouro’ com os ‘afazeres’ de todos os dias. Mas é um tesouro que faz mudar tudo. É graças a ele que nós encontramos a coragem para abandonarmos tudo, de arriscar tudo. É um tesouro que quando descoberto, faz a gente viver de novo. É o motivo pelo qual nós adquirimos a capacidade de dar a vida e faz a gente se empenhar para não perdê-lo, nos faz responsáveis por ele.

O reino dos céus é tarefa cotidiana, não é um sacrifício. É uma tarefa que te faz renunciar a tudo porque você encontrou algo melhor. O encontro com Cristo é um encontro que dá um novo valor às coisas que vivemos, pois, com um ‘novo’ olhar a gente é capaz de enxergar em cada acontecimento aquele ‘algo escondido’ que é muito importante. E sabendo disso, você começa, por exemplo, a olhar o teu matrimônio com outro olhar, isto é, o que parecia não ter mais valor, passa a ter um novo valor melhor do que o anterior. O teu trabalho, que parecia só te causar cansaço, passa a te dar um novo vigor. O Reino dos céus é a capacidade de descobrir os tesouros escondidos em tudo o que a gente vive. Descobrir estes tesouros faz nascer de novo em nós a fidelidade, a coragem e a paixão. Jesus está escondido em tudo que a gente vive. A melhor ocasião que a vida já nos ofereceu e contínua a oferecer-nos, e que pode dar uma alegria que ninguém pode nos tirar, é a de encontrar Jesus continuamente presente no meio de nós. Ele é o nosso maior tesouro.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo,SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    26/01 – A messe é grande, mas os operários são poucos.
    20 de janeiro de 2023 Reflexão do Evangelho
    26/01 – A messe é grande, mas os operários são poucos.

    Quinta-feira, 26 de janeiro de 2023.   Evangelho (Lc 10,1-9)   “A messe é grande, mas os operários são poucos”   Naquele tempo, 1o Senhor…

    Continuar lendo
    26/07 – Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem
    11 de julho de 2024 Reflexão do Evangelho
    26/07 – Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem

    Sexta-feira, 26 de julho de 2024.   Evangelho (Mt 13,16-17)   “Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem”   Naquele tempo,…

    Continuar lendo
    01/07 – Aqueles que têm saúde não precisam de médicos, mas sim os doentes.
    27 de junho de 2022 Reflexão do Evangelho
    01/07 – Aqueles que têm saúde não precisam de médicos, mas sim os doentes.

    Sexta-feira, 01 de Julho de 2022.   Evangelho (Mt 9,9-13)   “Aqueles que têm saúde não precisam de médicos, mas sim os doentes”.   Naquele…

    Continuar lendo