23/11 – É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida.

23/11 – É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida.

Quarta-feira, 23 de novembro de 2022.

 

Evangelho (Lc 21,12-19)

 

“É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida”

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. 14Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; 15porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. 17Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!

 

Reflexão

 

Muitas vezes na vida somos colocados à prova, e precisamos nos conscientizar de que este é o momento justo para darmos testemunho. Nem tudo aquilo que a vida nos submete conseguimos resolver, no entanto, um cristão não é reconhecido pelo fato de conseguir resolver sempre os seus problemas familiares, ou porque sempre fica curado das doenças, ou somente porque consegue calar as más línguas que tornam a sua vida impossível. Um cristão é reconhecido pelo modo como sabe transformar em uma ocasião de testemunho, as situações difíceis da vida. Para continuar com um banho absoluto do realismo, Jesus adverte os seus discípulos, e também nós, que não teremos na vida uma estrada ‘plana’. Quando se vive segundo o evangelho, muito provável, as lógicas deste mundo tornam a nossa vida impossível. E Jesus de uma constatação semelhante, faz surgir um ensinamento imenso: “Essa será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé”. E onde buscar a força para dar testemunho? Da viva consciência de que podem nos tirar tudo, mas não aquilo que é mais importante, porque somente Deus pode fazer isso: “Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida”. Eis agora a dupla combinação estabelecida pelo Evangelho de hoje. O primeiro é saber que qualquer coisa que aconteça estamos nas mãos de Deus, e Ele, “deixa fazer, mas não exagerar”. O segundo é que aquilo que conta é recordar-se que até que seja possível lutar, façamos tudo nós mesmos, não desistamos. A dignidade de um verdadeiro lutador não pode ser vista em suas vitórias, mas no como sabe perder. A nós o Evangelho não diz que nunca perderemos, mas nos pede de lutar até o fim com a consciência de que já existe Quem venceu por nós.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    31/05 – A minha alma engradece o Senhor… .
    3 de junho de 2022 Reflexão do Evangelho
    31/05 – A minha alma engradece o Senhor… .

    Terça-feira, 31 de maio de 2022.   Evangelho (Lc 1,39-56)   “A minha alma engradece o Senhor…”   39Naqueles dias, Maria partiu para a região…

    Continuar lendo
    28/09 – Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus.
    13 de setembro de 2022 Reflexão do Evangelho
    28/09 – Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus.

    Quarta-feira, 28 de setembro de 2022.   Evangelho (Lc 9,57-62)   “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para…

    Continuar lendo
    03/02 – É um profeta como um dos profetas.
    1 de fevereiro de 2023 Reflexão do Evangelho
    03/02 – É um profeta como um dos profetas.

    Sexta-feira, 03 de fevereiro de 2023.   Evangelho (Mc 6,14-29)   “É um profeta como um dos profetas”   Naquele tempo, 14o rei Herodes ouviu…

    Continuar lendo