25/04 – Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!

25/04 – Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!

Quinta-feira, 25 de abril de 2024.

Evangelho (Mc 16,15-20)

 

“Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos e 15disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”. 19Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu e sentou-se à direita de Deus. 20Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que o acompanhavam”.

 

Reflexão

Estamos diante da narração da Ascensão do Senhor segundo Marcos. Ao se despedir de seus discípulos antes do momento de Sua ascensão, depois de ter feito tantas recomendações e de falar dos riscos, Jesus dá uma ordem: Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura”. O evangelista Marcos ao relatar o acontecimento da Ascensão de Jesus, traça uma relação entre Palavra e obras (sinais que acompanham o anúncio). Os sinais não têm sentido se não acompanharem a Palavra, pois dependem da evangelização e não o contrário. Jesus também ao proclamar o Evangelho de Deus realizou sinais que acompanhavam tal anúncio.

O primeiro sinal que Jesus realizou no evangelho de Marcos foi justamente expulsar um espírito impuro, um endemoninhado na sinagoga de Cafarnaum (Mc 1,21-28). Os missionários expulsarão os espíritos maus à medida que a sua pregação tiver coerência, o que lhes dará autoridade e, portanto, diante disso ninguém poderá resistir (Mc 13,13).

“Falarão novas línguas”: a expansão do Evangelho exige cruzar fronteiras não apenas geográficas, mas também culturais. Jesus também ultrapassou as fronteiras culturais e geográficas do seu “país”.

“Pegarão em serpentes e se beberem algum veneno mortífero, nada sofrerão”. A serpente tornou-se um símbolo da sedução, da traição, da falsidade. Esta advertência de Jesus garante aos seus enviados que se eles estiverem alicerçados na verdadeira fé, não se deixarão confundir nem persuadir por falsos profetas. Jesus também foi vítima de traidores e pessoas falsas. Contudo não se deixou enganar, mesmo tendo que pagar um alto preço pela coerência da missão.

“Imporão as mãos sobre os enfermos e estes ficarão curados”: por fim, este sinal também acompanha a pregação de Jesus. Indica que a Boa notícia chegou aos seus primeiros destinatários, isto é, os sofredores, doentes, marginalizados.

Os discípulos, em nome de Jesus, devem continuar no tempo e no espaço, ao longo da história, a mesma missão do seu Senhor. Jesus dá uma missão, envia, Ele sabe da necessidade de evangelizar sempre.  Mais do que nunca se faz necessário ir onde Jesus não é conhecido e onde Jesus é perseguido ou desfigurado, para proclamar o verdadeiro Evangelho.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    19 de novembro de 2024 Reflexão do Evangelho
    26/11 – Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra.

    Terça-feira, 26 de novembro de 2024.   Evangelho (Lc 21,5-11)   “Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra”   Naquele tempo, 5algumas pessoas…

    Continuar lendo
    06/07 – Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas.
    28 de junho de 2021 Reflexão do Evangelho
    06/07 – Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas.

    Terça-feira, 06 de julho de 2021. Evangelho (Mt 9,32-38) “Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas” Naquele tempo, 32apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava…

    Continuar lendo
    01/11 – Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita.
    30 de outubro de 2023 Reflexão do Evangelho
    01/11 – Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita.

    Quarta-feira, 01 de novembro de 2023.   Evangelho (Lc 13,22-30)   “Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita”   Naquele tempo, 22Jesus atravessava…

    Continuar lendo