26/01 – O Espírito do Senhor está sobre mim.

26/01 – O Espírito do Senhor está sobre mim.

Domingo, 26 de janeiro de 2025.

Evangelho (Lc 1,1-4;4,14-21)

“O Espírito do Senhor está sobre mim”

Muitas pessoas já tentaram escrever a história dos acontecimentos que se realizaram entre nós, 2 como nos foram transmitidos por aqueles que, desde o princípio, foram testemunhas oculares e ministros da palavra. 3 Assim sendo, após fazer um estudo cuidadoso de tudo o que aconteceu desde o princípio, também eu decidi escrever de modo ordenado para ti, excelentíssimo Teófilo. 4 Deste modo, poderás verificar a solidez dos ensinamentos que recebeste. Naquele tempo, 4,14 Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza. 15 Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam. 16 E veio à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. 17 Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18 “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19 e para proclamar um ano da graça do Senhor”. 20 Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21 Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”.

Reflexão

Podemos dizer que hoje o evangelista Lucas nos oferece o início de tudo da ação de Jesus. Todo início há em si uma riqueza de tudo particular e contem, em potência, tudo o que depois se realiza também mais fatigosamente, mas não menos verdadeiramente. Por isso que precisamos ler com atenção os sinais contidos nos inícios do caminho entre nós do Senhor que se apresenta nos acontecimentos da história e encontra o nosso particular caminho de história. Precisamos dobrar a nossa atenção para colher o quanto nos é testemunhado. O evangelho de hoje nos apresenta Jesus que entra na sinagoga de Nazaré, o filho do carpinteiro toma uma segunda vez a palavra e encontra a coragem de dizer aos seus concidadãos, “enquanto os olhos de todos estavam fixos nele”, que não é mais necessário esperar um tempo futuro para atravessar as portas do Reino de Deus. Jesus anuncia o início de um novo tempo no qual se abre para todos a possibilidade de uma plenitude de vida. Na leitura que faz das escrituras na sinagoga de Nazaré, Jesus, lendo o trecho do profeta Isaías, expõe todo o seu projeto de ação pastoral e anuncia para que veio: “para proclamar a graça do Senhor”. Para sermos cristãos sérios e serenos, devemos afrontar com paciência a trabalhosa escuta da Palavra presente nas Escrituras, cumprindo aquele trabalho espiritual que abre poços de água viva nos terrenos da nossa alma. Para iniciar este percurso de escuta e de salvação não são necessários muitos requisitos. É suficiente a humildade reconhecer que pobres e necessitados nós somos há muito tempo, e que um tempo melhor do que aquele presente, simplesmente não existe. O Espírito que um dia consagrou profeta de Salvação o Senhor Jesus, posa, hoje, também sobre nós, para ajudar-nos a responder com alegria e juntos à voz do “Deus grande” e Pai de todos nós.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    20/03 – O homem acreditou na palavra de Jesus…
    16 de março de 2023 Reflexão do Evangelho
    20/03 – O homem acreditou na palavra de Jesus…

    Segunda-feira, 20 de março de 2023. Evangelho (Jo 4,43-54) “O homem acreditou na palavra de Jesus…” Naquele tempo, 43Jesus partiu da Samaria para a Galileia….

    Continuar lendo
    08/07 – Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas.
    29 de junho de 2022 Reflexão do Evangelho
    08/07 – Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas.

    Sexta-feira, 08 de julho de 2022.   Evangelho (Mt 10,16-23)   “Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas”   Naquele tempo,…

    Continuar lendo
    22/02 – E vós, quem dizeis que eu sou?
    18 de fevereiro de 2022 Reflexão do Evangelho
    22/02 – E vós, quem dizeis que eu sou?

    Terça-feira, 22 de fevereiro de 2022.   Evangelho (Mt 16,13-19)   “E vós, quem dizeis que eu sou?”   Naquele tempo, 13Jesus foi à região…

    Continuar lendo