26/03 Pois quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado.

26/03 Pois quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado.

Sábado, 26 de março de 2022.

Evangelho (Lc 18,9-14)

“Pois quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”

Naquele tempo, 9Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: 10‘Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. 11O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 12Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’. 13O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’ 14Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado.’

 

Reflexão

O cristão que reza experimenta que Deus o escuta e lhe concede aquilo que pede. Mas permanece a dúvida: Deus escuta toda oração? O evangelho nos diz que obtermos de Deus tudo aquilo que pedimos com fé, mas quem tem fé de verdade? Tem fé quem pensa com o coração de Deus, quem quer fazer a sua vontade. Quando pedimos “seja feita a tua vontade”, seremos seguramente atendidos. Mas como poderemos estar seguros de que aquilo que pedimos é vontade de Deus? Quando pedimos o perdão dos pecados, escreve São João Crisóstomo, porque este também é o seu desejo. De Lubac escreve que, se hoje tanta gente não crê, é porque não é mais consciente dos próprios pecados. A ideia é que Deus existe, mas que esteja em débito com os homens, e não vice-versa. Um mundo de santos, mas sem Deus e sem o reino dos céus. Mas temos uma boa intuição: Não podemos ter medo de ser conscientes de termos pecados! Descobrir que Deus nos perdoará, nos revelará que é Pai misericordioso nos céus e que o seu reino é realidade já aqui na terra. Para a verdadeira fé é preciso confiança de que Deus é misericordioso e nos perdoa sempre.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    30/01 – Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria.
    28 de janeiro de 2022 Reflexão do Evangelho
    30/01 – Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria.

    Domingo, 30 de janeiro de 2022. Evangelho (Lc 4, 21-30)   “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria”….

    Continuar lendo
    20/07 – Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?
    13 de julho de 2021 Reflexão do Evangelho
    20/07 – Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?

    Terça-feira, 20 de julho de 2021.   Evangelho (Mt 12,46-50)   “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?”   Naquele tempo, 46enquanto Jesus…

    Continuar lendo
    02/12 – Faça-se conforme a vossa fé.
    30 de novembro de 2022 Reflexão do Evangelho
    02/12 – Faça-se conforme a vossa fé.

    Sexta-feira, 02 de dezembro de 2022.   Evangelho (Mt 9,27-31)   “Faça-se conforme a vossa fé”   Naquele tempo, 27partindo Jesus, dois cegos o seguiram,…

    Continuar lendo