26/05 – Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo…

26/05 – Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo…

Domingo, 26 de maio de 2024.

 

Evangelho (Mt 28,16-20)

 

“Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo…”

 

Naquele tempo, 16os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. 17Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram. 18Então Jesus aproximou-se e falou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. 19Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”.

 

Reflexão

 

É preciso dizer que a Ascenção de Jesus não significa a sua partida definitiva, mas a Sua presença de uma forma diferente no mundo. Nós mesmos afirmamos: “Ele está no meio de nós!”. Estas são as últimas palavras de Jesus no final do Evangelho de Mateus: “Eis que eu estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”. Portanto, não existe um dia que Deus esteja ausente. Não existe uma situação que Jesus se coloque longe de nós. Mas o que significa esta presença diferente? Ao longo dos séculos muitos fizeram previsões a respeito do fim do mundo, também nos nossos dias. Alguns até arriscaram a estabelecer datas. Mas Jesus desmente qualquer tentativa deste tipo e ainda declara ser uma arrogância da nossa parte fazer este tipo de previsão. Porém, Jesus acrescenta: “Recebereis a força do Espirito Santo que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia na Samaria e até nos confins do mundo”. A que compreensão nos quer fazer chegar Jesus? Os Apóstolos não devem preocupar-se com aquilo que pertence a uma decisão de Deus, devem somente tomar consciência de que com a Sua Ascensão, se dá inicio a missão deles. Com a Ascensão, Cristo age através de nós e trabalha a salvação com a nossa colaboração. É importante tomarmos consciência desta maravilhosa vocação, da vocação da Igreja. É importante que nos perguntemos se nos sentimos apóstolos de Cristo, enviados ao mundo pela Sua bondade e pela Sua confiança.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    Abertura do 1º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação é vista por mais de 5 mil pessoas
    15 de outubro de 2021 Notícias
    Abertura do 1º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação é vista por mais de 5 mil pessoas

    “Transformando Ação em Liberdade” será ministrada pelo youtuber Thiago Nigro, maior influenciador de finanças do mundo   Mais de 5 mil pessoas já visualizaram a…

    Continuar lendo
    “Eu e Cristo” fortalece espiritualidade de membros do Colégio e UniSALESIANO
    7 de novembro de 2023 Notícias
    “Eu e Cristo” fortalece espiritualidade de membros do Colégio e UniSALESIANO

    O sucesso do retiro foi fruto do trabalho conjunto de uma equipe dedicada, composta por aproximadamente 30 pessoas   Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental…

    Continuar lendo
    27 de abril de 2021 Histórias para alma
    Por quem caminhar?

      POR QUEM CAMINHAR?   Uma estória hebraica conta que um sábio rabino e cheio de temor de Deus, uma tarde, após uma jornada pesquisando…

    Continuar lendo