28/06 – Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus.

28/06 – Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus.

Quarta-feira, 28 de junho de 2023.

 

Evangelho (Mt 7,15-20)

 

“Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus.”

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15“Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. 16Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? 17Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus. 18Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. 19Toda a árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. 20Portanto, pelos seus frutos vós os conhecereis”.

 

Reflexão

 

As palavras do Senhor de hoje podem parecer um tanto excessivas, mas liberam o coração de toda forma de ilusão. São palavras que tocam o “concreto” da vida e a sua verdade: “toda árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo”. Jesus levanta um problema aos seus discípulos: quais são os verdadeiros profetas, de entre as muitas vozes que se levantam a indicar um caminho? O falso profeta pensa na sua vantagem pessoal, no seu bem-estar e no seu enriquecimento. O falso profeta é como um lobo no rebanho, interessado apenas em alimentar o seu ego. Os seus frutos são evidentes: corrupção; maus costumes; desordens; discórdia; opressão; culto da pessoa; superstição até a idolatria. Tal como uma árvore má, produzem maus frutos. E o Senhor nos diz: “cuidado com os falsos profetas: eles vêm até vós vestidos com peles de ovelhas, mas por dentro são lobos ferozes”. Falando assim, Jesus está falando também de nós. Também nós corremos o risco de nos transformarmos em “lobos ferozes”. Isto acontece quando não conseguimos desmascarar as inevitáveis incrustações egoísticas dos nossos desejos. Diferentemente, os verdadeiros profetas colocam-se contra a corrente; anunciando verdades incômodas, são perseguidos e mortos pela sua fidelidade à Palavra. O verdadeiro profeta é aquele que lendo a história e interpretando-a à luz da Palavra de Deus, consegue provocar à conversão as pessoas com quem se encontra. Os frutos que produzem falam claro.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    13/09 – Eu vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé
    10 de setembro de 2021 Reflexão do Evangelho
    13/09 – Eu vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé

    Segunda-feira, 13 de setembro de 2021.   Evangelho (Lc 7,1-10)   “Eu vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé”   Naquele tempo:…

    Continuar lendo
    12/07 – Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas.
    11 de julho de 2024 Reflexão do Evangelho
    12/07 – Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas.

    Sexta-feira, 12 de julho de 2024.   Evangelho (Mt 10,16-23)   “Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas”   Naquele tempo,…

    Continuar lendo
    16/05 – …para que o amor com me amaste esteja neles e eu mesmo esteja neles.
    8 de maio de 2024 Reflexão do Evangelho
    16/05 – …para que o amor com me amaste esteja neles e eu mesmo esteja neles.

    Quinta-feira, 16 de maio de 2024. Evangelho (Jo 17,20-26) “…para que o amor com me amaste esteja neles e eu mesmo esteja neles” Naquele tempo,…

    Continuar lendo