29/07 – Eu sou a ressurreição e a vida

29/07 – Eu sou a ressurreição e a vida

Segunda-feira, 29 de julho de 2024.

 

Evangelho (Jo 11,19-27)

 

“Eu sou a ressurreição e a vida”

 

Naquele tempo, 19muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. 21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. 23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”. 25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” 27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.

 

Reflexão

 

Hoje celebramos a memória de Marta, Maria e Lázaro. É significativa esta celebração, serve para entendermos que não nos fazemos santos sozinhos. Três pessoas com características diversas, cada uma delas vivendo a sua própria experiência com Jesus. Marta é a primeira a tomar a iniciativa de ir ao encontro de Jesus. A mais atarefada com os trabalhos de casa parece nos ensinar que não podemos permanecer dentro de casa sofrendo com a dor, é preciso, ao contrário, colocar-se a caminho, ir ao encontro do Senhor. Marta é a mulher cheia de praticidade, é ela que nos ensina que não devemos nos afogar nas nossas angústias. Mas ela também pensa que as promessas do Mestre se realizarão no futuro e não é capaz de perceber que não existe espera, as promessas de Jesus começam a se realizar agora, aquilo que esperamos da parte de Jesus já está no nosso meio. Acreditar que Jesus é o nosso agora, faz ver que todo já está se realizando. Foi esta fé que possibilitou a ressurreição de Lázaro. Marta diz a Jesus: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”. Ao que Jesus responde: “Eu sou a ressurreição e a vida”. Foi a fé de Marta em Jesus como Messias. O Filho de Deus que trouxe Lázaro de volta à vida. Como bem traduz o decreto sobre a celebração destes três santos irmãos, amigos amados por Jesus: “Marta ofereceu-lhe generosamente hospitalidade, Maria ouviu atentamente suas palavras e Lázaro saiu de imediato do sepulcro à convite d’Aquele que aniquilou a morte”. Três testemunhos evangélicos que ofereceram a Jesus hospitalidade, prestaram-lhe toda a atenção e acreditaram em Jesus como ressurreição e vida. Três santos que precisaríamos imitar.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB. 

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    01/01 – Quanto a Maria, guardava todos os fatos e meditava sobre eles no seu coração.
    28 de dezembro de 2021 Reflexão do Evangelho
    01/01 – Quanto a Maria, guardava todos os fatos e meditava sobre eles no seu coração.

    Sábado, 01 de janeiro de 2022.   Evangelho (Lc 2,16-21)   “Quanto a Maria, guardava todos os fatos e meditava sobre eles no seu coração”…

    Continuar lendo
    16/06 – …ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar.
    13 de junho de 2023 Reflexão do Evangelho
    16/06 – …ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar.

    Sexta-feira-feira, 16 de junho de 2023.   Evangelho (Mt 11,25-30)   “…ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser…

    Continuar lendo
    25/12 – … e a Palavra era Deus.
    15 de dezembro de 2023 Reflexão do Evangelho
    25/12 – … e a Palavra era Deus.

    Segunda-feira, 25 de dezembro de 2023. – Natal   Evangelho (Jo 1,1-18)   “… e a Palavra era Deus”   1No princípio era a Palavra,…

    Continuar lendo