30/01 – Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria.

30/01 – Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria.

Domingo, 30 de janeiro de 2022.

Evangelho (Lc 4, 21-30)

 

“Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria”.

 

Naquele tempo, estando Jesus na sinagoga, começou a dizer: 21“Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”.22Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. E diziam: “Não é este o filho de José?”23Jesus, porém, disse: “Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum”.24E acrescentou: “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria.25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia.27E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”.28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até ao alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

 

Reflexão

Esta que poderia ser considerada como a primeira homilia de Jesus, não fala somente do nosso fechamento diante da salvação de Deus, mas fala também da dor que devemos sofrer para podermos entrar nos desígnios de Deus e nos entregarmos ao sublime e imperscrutável da sua vontade de amor. Os habitantes de Nazaré não parecem dispostos a aceitar que alguém do convívio deles possa ser “outro” e, sobretudo, possa estar em grau de ir “além” do que eles conhecem sobre a realidade e os mistérios de Deus. E por causa deste prejudicial fechamento, eles são confrontados por Jesus através de dois episódios bíblicos: o da viúva e de Sarepta, a qual é mandado o profeta Elias, e Naaman o Sírio, um homem leproso purificado pela intercessão de Eliseu. Nós estamos diante da dificuldade de saber ultrapassar os condicionamentos para aventurar-se no mistério de uma vida que é maior ainda, cujas raízes aprofundam-se nos mistérios da própria vida de Deus. O profeta Jeremias descreve muito bem isto quando diz: “antes que eu fosse formado no ventre de minha mãe, tu me conhecias e já me havia consagrado.” Para todos chega o momento de afrontar a vida de modo mais adulto e responsável e com plena liberdade só quando nos conscientizamos que temos a necessidade de sermos acolhidos e conhecidos é que podemos nos abrir à lógica do amor maior.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    09/07 – …todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do Pai que está nos céus.
    29 de junho de 2022 Reflexão do Evangelho
    09/07 – …todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do Pai que está nos céus.

    Sábado, 09 de julho de 2022.   Evangelho (Mt 10,24-33)   “…todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me…

    Continuar lendo
    Peregrinação a Aparecida reúne 450 universitários em momento de fé e gratidão
    4 de novembro de 2024 Notícias
    Peregrinação a Aparecida reúne 450 universitários em momento de fé e gratidão

    A Peregrinação do UniSALESIANO ao Santuário Nacional de Aparecida, realizada nos dias 25 e 26 de outubro, reuniu aproximadamente 450 participantes, incluindo colaboradores e membro do…

    Continuar lendo
    Acadêmicos do Curso de Medicina do UniSALESIANO participam da Missa do Cadáver
    24 de fevereiro de 2022 Eventos
    Acadêmicos do Curso de Medicina do UniSALESIANO participam da Missa do Cadáver

    A cerimônia é muito importante do ponto de vista ético e humano Após o período de pandemia, acadêmicos do Curso de Medicina do UniSALESIANO participaram da Missa do…

    Continuar lendo